G1 Santos

Travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga é liberada para veículos pesados

today29 de agosto de 2022 79

Fundo
share close

Serviço esteve paralisado após o flutuante ter sido engolido pelo mar. Pedestres, ciclistas e veículos leves foram liberados em julho.

Pedestres, ciclistas e veículos leves foram liberados em julho — Foto: Divulgação/Departamento Hidroviário



A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do Departamento Hidroviário (DH), vai liberar a travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga, no litoral de São Paulo, para veículos pesados nesta terça-feira (30). Em julho, os pedestres, ciclistas e veículos leves puderam voltar a atravessar de uma cidade para a outra.

O serviço foi paralisado após o flutuante de 70 toneladas ser engolido pelo mar em um dia de ressaca. A ponte passou por testes de cargas e uma avaliação estrutural foi feita por engenheiros e mergulhadores. O equipamento foi recolocado no dia 14 de julho por um guindaste, após uma contratação emergencial do serviço.

Por meio de nota, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, explicou que, quando houve o incidente, a reforma dos flutuantes já estavam sendo realizadas como parte de um projeto de melhorias das travessias litorâneas do Governo do Estado de São Paulo.

Após o flutuante ser engolido pelo mar, o DH fez uma reforma total do lado do Guarujá com um investimento de R$ 3,8 milhões. Entre as melhorias realizadas, o departamento trocou e reforçou os cabos que prendem a ponte ao flutuante e fez reparos nas grades de segurança.

Além disso, reforçaram a pintura das faixas amarelas de segurança no piso, trocaram as garras que prendem as tábuas da ponte, colocaram iluminação no flutuante e placas emborrachadas no local onde passam ciclistas e pedestres.

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Vídeo mostra flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga afundando

Um vídeo obtido pelo g1, mostra o exato momento em que o flutuante da balsa entre Guarujá e Bertioga é engolido pela maré alta instantes antes dos carros passarem pelo local. Segundo especialistas, o equipamento se rompeu por conta da força da maré na tarde do dia 12 de junho. O serviço ficou mais de um mês paralisado.

Nas imagens de câmeras de monitoramento é possível ver que assim que a balsa finaliza a manobra para atracar, o flutuante afunda completamente, fazendo o atracadouro inclinar e impossibilitando a travessia dos veículos que estavam na balsa. O DH afirmou que ninguém se feriu com a quebra da estrutura.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terca-feira-tem-26-vagas-de-emprego-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Terça-feira tem 26 vagas de emprego em Guarujá

Abaixo, veja as exigências de cada oportunidade e como concorrer a cada uma delas 2 vagas – Armador de Ferragens na Construção Civil Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Fundamental incompleto 2 vagas – Pedreiro Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Fundamental incompleto 4 vagas – Costureira Mínimo de três meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Fundamental Completo 1 vaga […]

today29 de agosto de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%