G1 Santos

Tremor sentido no litoral sul de SP não é terremoto; entenda

today16 de junho de 2023 39

Fundo
share close

O tremor de 4.0° na escala Richter foi sentido em cidades como Iguape, Itariri e Peruíbe.

Segundo nota divulgada por volta do meio-dia pelo Centro de Sismologia da USP, o epicentro está “entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada”.

“Os tremores que acontecem no Brasil não são considerados terremotos. Terremoto é quando é catastrófico. Mas esses tremores que acontecem no meio das placas tectônicas, em uma condição intraplaca [como no caso do Brasil], de magnitude 2 ou 3, são mais costumeiros”, explica José Roberto, do Centro de Sismologia da USP.



O técnico explica que abalos de grau 4 são mais raros, especialmente em regiões mais habitadas, mas comumente não apresentam grandes riscos.

“Tremores com de 4 pontos são tremores mais significativos, e quando acontecem em regiões mais habitadas, assustam as pessoas, porque as vibrações duram vários segundos. Às vezes, se o epicentro principal for em uma região bastante habitada, pode trincar ou derrubar algum objeto de prateleira. Mas só isso. Como as pessoas estão desacostumadas, ficam assustadas”, diz.

Tremores são comuns no Brasil

O especialista explica que, porque o Brasil está em uma posição privilegiada, no centro da placa tectônica sul-americana, não ocorrem tremores que causam quedas de prédios ou acidentes mais graves — os chamados terremotos.

Mas não por isso o país está livre de sentir abalos eventuais, causados pela liberação de tensão gerada pela movimentação da placa.

“Estamos em uma posição intraplaca e a placa sul-americana se movimenta alguns centímetros por ano. Essa movimentação faz com que haja um acúmulo de tensões que, de vez em quando, são liberadas. Isso causa pequenos tremores de terra que podem acontecer em qualquer lugar. Pode ser numa floresta ou no centro de uma cidade. Tremores acontecem no Brasil todo“.

O que varia é a quantidade de tensão acumulada e liberada em cada lugar. No entanto, os eventos são acompanhados pelo Centro de Sismologia, que não vê preocupações maiores nas ocorrências até o momento.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mapa-mostra-relato-de-tremores-em-mais-de-20-cidades-no-estado-de-sp;-veja

G1 Santos

Mapa mostra relato de tremores em mais de 20 cidades no estado de SP; veja

Segundo o Centro de Sismologia, foi registrado o abalo de magnitude 4 por volta das 8h com epicentro no litoral sul. Com o abalo, foram sentidos tremores em outras cidades do estado de São Paulo. O mapa da USP mostra relatos de tremores em Peruíbe, Juquiá, Registro, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Juquitiba, Embu-Guaçu, Santo André, Embu das Artes, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires, Taboão […]

today16 de junho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%