G1 Mundo

Três baleias morrem encalhadas em praia de Bali sob suspeita de ingestão de plástico

today9 de abril de 2023 12

Fundo
share close

O cetáceo, da espécie cachalote, foi localizado no sábado (8) à tarde na praia de Yeh Leh, no leste da ilha. Esta é a terceira baleia encontrada morta em pouco mais de uma semana.

Na quarta-feira (5), outro baleia da mesma espécie de 18 metros foi encontrada encalhada em uma praia da costa leste. O animal ainda estava vivo e equipes de emergência e voluntários o devolveram ao mar. Mas morreu horas mais tarde em outra praia, sem ter feridas aparentes, disse Yudiarso.

Um morador de Bali e hindu faz uma reza e oferenda diante do corpo de uma baleia que morreu encalhada em uma praia da ilha, em 6 de abril de 2023. — Foto: Nyoman Hendra Wibowo/Antara Foto via Reuters



Em 1º de abril, uma baleia-de-bryde de 11 metros também foi encontrada morta em uma praia de Tabanan, no sul. Os restos mortais já estavam em decomposição.

Como o cetáceo encontrado encalhado há alguns dias, o cachalote morto no sábado parece ter sido vítima da mesma doença, segundo o secretário local de pesca afirmou à agência de notícias AFP.

“Seu corpo parecia muito magro”, explicou.

Os resultados dos exames devem demorar pelo menos três semanas, mas os peritos encontraram sangue nos pulmões do cachalote de 17 metros e seu cólon estava cheio de fluidos, explicou o secretário.

Retroescavadeira tenta remover corpo de baleia que morreu encalhada em praia de Bali, na Indonésia, em 6 de abril de 2023. — Foto: Nyoman Hendra Wibowo/ Antara Foto via Reuters

Em 2018, uma baleia foi encontrada morta com mais de 100 copos de plástico e 25 sacos no estômago, uma imagem que virou o símbolo do problema que o arquipélago asiático enfrenta com resíduos plásticos no mar.

A Indonésia é considerada o segundo país que mais contribui com os detritos plásticos marítimos, atrás apenas da China.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%