Três tribos indígenas de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foram afetadas pela forte chuva com granizo que atingiu o litoral paulista, na quinta-feira (26). Cerca de 50 imóveis na cidade sofreram danos e os perderam seus pertences. A prefeitura está arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, água, leite e colchões para as famílias. Ninguém ficou ferido.
A cidade foi uma das mais atingidas pelas chuvas e ventos fortes. A Defesa Civil registrou ocorrências de quedas de árvores, falta de luz e destelhamentos de casas. As equipes do órgão em conjunto com a Guarda Municipal e secretaria de Serviços e Urbanização estão prestando atendimento às vítimas.
Segundo a administração municipal, duas famílias foram acolhidas no abrigo provisório montado na Escola Municipal Filomena Dias Apelian, localizada em Bopiranga e as demais estão em casas de parentes. Em alguns imóveis foram constatados pequenas avarias em telhados e em outros o destelhamento total.
Ainda segundo a prefeitura, será necessário uma avaliação específica da estrutura de cada local para que as famílias retornem em segurança. A prioridade, no momento, será o acolhimento das famílias e os atendimentos emergências.
Aldeias foram atingidas pelas chuvas e vento forte em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém
Já os moradores das aldeias Rio Branco, Aldeinha e Nhanderekoa estão totalmente desabrigados. As comunidades perderam parte da roças e árvores frutíferas, além de serem registrados destelhamento, alagamento, queda de portas e janelas, e utensílios domésticos.
As famílias foram previamente abrigadas na Casa de Reza, uma capela da aldeia. A administração ressaltou que, pelo difícil acesso ao local, está sendo feito o monitoramento pela Defesa Civil e foi necessário o apoio da Funai.
As doações podem ser entregues no Fundo Social de Solidariedade, na Rua Aécio Menucci, 28, no Centro, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em caso de qualquer ocorrência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Uma das cidades mais atingidas foi Itanhaém. O morador Milton Pereira da Silva, contou ao g1 que, por volta das 2h, começou o temporal. “Os moradores da Rua Venerável Paulo Roberto Lopes perderam tudo. O telhado das casas saiu voando, um muro caiu e uma árvore caiu no quintal de uma residência”.
Em Peruíbe, uma igreja ficou totalmente destruída. O g1 obteve imagens de como ficou a capela Santa Edwiges, localizada no bairro Josedy. Nelas, é possível ver o que a estrutura completamente destalhada, mas a santa intacta no altar (veja abaixo).
Em Mongaguá, foram registradas aproximadamente 70 quedas de árvores, sendo 6 sobre residências e uma pessoa ficou ferida. As cidades de Santos, Cubatão, São Vicente e Bertioga também registraram ocorrências.
Igrejas fica totalmente destruída por tempestade de granizo no litoral de SP — Foto: Viviane Pereira
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)