G1 Mundo

Tribunal da Namíbia anula lei que criminalizava relações homossexuais

today21 de junho de 2024 12

Fundo
share close

Legislação existia no país desde antes de sua independência, mas foi considerada inconstitucional por tribunal de Windhoek. Tema ainda é cercado de tabus no continente africano.


Manifestantes desfilam na Parada do Orgulho LGBT de Windhoek, capital da Namíbia, em 2017 — Foto: Hildegard Titus / AFP



Um tribunal da Namíbia anulou, nesta sexta-feira (21), uma lei que criminalizava as relações homossexuais, herdada dos tempos coloniais. A decisão, chamada de “histórica”, foi comemorada pela comunidade LGBTQIA+.

O tribunal de Windhoek, capital do país, decidiu que “o crime de sodomia” e os “crimes sexuais contra natura” são inconstitucionais.

“Não estamos convencidos de que, em uma sociedade democrática como a nossa, seja razoavelmente justificável considerar uma atividade criminosa, simplesmente porque os cidadãos, talvez na sua maioria, não a aceitam”, afirmaram os juízes.

A lei da sodomia, que proibia as relações sexuais homossexuais na Namíbia, remonta a 1927, quando o país estava sob mandato sul-africano. Foi mantida após a independência do país em 1990, mas raramente foi aplicada.

A organização Human Dignity Trust, com sede em Londres, classificou a decisão como “histórica”. “A comunidade LGBTQIA+ na Namíbia pode agora olhar para um futuro melhor”, disse Tea Braun, diretora da organização.

O programa das Nações Unidas para o HIV/Aids, UNAIDS, classificou-a como uma “vitória significativa” e um “passo fundamental para uma Namíbia mais inclusiva”.

“Graças a esta decisão, não me sinto mais um criminoso no meu próprio país, simplesmente por ser quem sou”, afirmou Friedel Dausab, que levou o caso a tribunal, citado em um comunicado.

Esta decisão surge em um contexto de crescente intolerância contra os direitos das pessoas LGBTQIA+ em vários países do sul da África.

Apenas alguns países africanos descriminalizaram as relações entre pessoas do mesmo sexo e a África do Sul é o único país do continente onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

roberto-baggio,-que-chutou-pra-fora-penalti-que-deu-tetra-ao-brasil,-e-agredido-durante-assalto-a-sua-casa

G1 Mundo

Roberto Baggio, que chutou pra fora pênalti que deu tetra ao Brasil, é agredido durante assalto a sua casa

Residência do ex-jogador foi invadida por criminosos, que deram coronhada em sua testa. Ele chegou a ir ao hospital para tratar o ferimento. Roberto Baggio durante disputa de pênaltis contra o Brasil no final da Copa de 1994 — Foto: Luca Bruno/AP Photo/arquivo O ex-jogador italiano Roberto Baggio e sua família foram vítimas de um assalto a mão armada em sua mansão na Itália. Ele sofreu ferimentos leves e chegou […]

today21 de junho de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%