G1 Mundo

Troca de fuzis, convite para conhecer Pyongyang e conversa em limusine marcam reunião entre Putin e Kim Jong-un

today14 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu novamente o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un “aceitando com gratidão” o convite feito por Kim para que Putin visitasse a Coreia do Norte em um momento oportuno, informou o Kremlin nesta quinta-feira (14).

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Putin raramente viaja para o exterior.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que a visita de Kim à Rússia continuará por vários dias. Ele disse que o encontro é “oportuno, útil e construtivo”.



Durante o encontro os dois líderes trocaram presentes. Putin deu uma luva de um traje espacial “que esteve no espaço várias vezes” e um rifle de fabricação russa. Kim, por sua vez, entregou a Putin um rifle feito por um artesão norte-coreano, além de outros presentes.

Enquanto eles caminhavam pelo cosmódromo de Vostochny, no leste da Rússia, Kim também pôde conhecer a limousine do presidente russo nomeada de Aurus. Putin deixou que Kim se sentasse e deu a volta no veículo para se juntar a ele no banco traseiro.

Kim Jong-un e Vladimir Putin se encontram na Rússia

Kim Jong-un e Vladimir Putin se encontram na Rússia

Chamando um ao outro de “camarada”, os dois líderes brindaram sua amizade durante uma reunião na instalação de lançamento espacial mais moderna da Rússia. O encontro contou também com a presença dos ministros da Defesa de ambos.

Para os Estados Unidos e seus aliados, a amizade crescente entre Kim e Putin é uma preocupação. Washington acusou a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia, mas não está claro se alguma entrega foi feita.

Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte negaram essas alegações, mas prometeram aprofundar a cooperação em defesa. Durante uma visita à Coreia do Norte em julho, foram mostrados ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, mísseis balísticos proibidos.

Kim visitaria nesta quinta-feira as fábricas de aviação militar e civil na cidade russa de Komsomolsk-on-Amur e inspecionaria a frota russa do Pacífico em Vladivostok, afirmou Putin.

O Departamento de Estado dos EUA disse que o governo Biden “não hesitará” em impor sanções adicionais à Rússia e à Coreia do Norte se elas fecharem novos acordos de armas.

O governo russo também confirmou que o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, visitará a Coreia do Norte em outubro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rompimento-de-duas-barragens-agravou-situacao-na-libia;-mapa-mostra-percurso-da-agua

G1 Mundo

Rompimento de duas barragens agravou situação na Líbia; MAPA mostra percurso da água

No mapa abaixo, é possível ver onde ficavam as duas barragens em relação à Derna. As informações divulgadas pelo governo e órgãos líbios podem não ser precisas porque, desde 2011, o país está politicamente dividido entre leste e oeste. Por conta disso, os serviços públicos entraram em colapso. O governo internacionalmente reconhecido em Trípoli não controla as áreas orientais, o que dificulta a obtenção de dados na região. (Leia mais […]

today14 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%