Prefeitura de Guarujá

Troca de livros fomenta leitura entre os alunos

today20 de agosto de 2022 14

Fundo
share close

Atividade aconteceu na E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo e  envolveu estudantes do 6º ao 9º ano de ensino fundamental II

Um livro na mão e mundo de conhecimento todo à disposição. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) tem proporcionado atividades diferenciadas para fomentar o incentivo à leitura entre os alunos de 1º ao 9º ano, de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Uma delas aconteceu nesta quinta-feira (18), com a troca de livros envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos IV).A ação na Unidade contou com apresentações de vídeos, músicas e, principalmente, de poemas. Todas as manifestações destacaram a importância da leitura na formação do indivíduo. Um dos destaques do evento foi a declamação dos poemas, entre elas a feita pelo aluno Eduardo da Silva Costa. Com 14 anos, o jovem do 9º ano recitou poema de sua própria autoria, com o título: “Verso quase que cantado” (ver poema na íntegra abaixo).

A primeira poesia de Eduardo foi escrita há três anos. De lá para cá, já produziu mais de 20 textos, o que tem feito desde quando estava no 6º ano. “Escrevo muito sobre o que vejo e o que sinto. E olha que antigamente eu só gostava de videogame. Mas, minha mãe sempre me incentivou. Depois que li o primeiro poema não parei mais”, contou.

Ele acrescenta ainda que, a juventude precisa entender que ler é importante. “Nos dias de hoje, onde o digital é muito presente, a leitura não pode ser uma inimiga. Pelo contrário, ela é uma ferramenta”. Lendo dois livros por mês, Eduardo destaca que a leitura é uma constante em sua vida, relatou.

A estudante Ariel dos Santos Francisco, 6º ano, é uma leitora assídua. Frequenta a biblioteca constantemente e durantea troca de livros, levou para casa a obra “Poderosa”, do autor Sérgio Klein. “Hoje leio muito. Comecei por ‘Crepúsculo’, que era um livro da minha mãe e a partir daí não parei mais. Tem livro que consigo terminar em cinco dias, depende do tipo de leitura”, contou.



O incentivo à leitura na E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo, também segue as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá. Conforme explica a diretora Carla Simões, a troca de livros já é uma prática no ambiente escolar. “É muito importante estimular a leitura entre os alunos, por meio de ações criativas, pois a leitura é um hábito essencial”, frisou.

Poema: Verso quase que cantado

(Autor: Eduardo da Silva Costa)

Sabe, quando eu era pequeno minha mãe me dizia:

Menino vai ler um livro

Porém eu não entendia o motivo daquilo

Era chato e entediante

Não me sentia nada confiante

Não entendia uma palavra, o livro era gigante

Só que algo me surpreendeu

Um texto cheio da magia, cheio de rimas me apareceu

Lembro do sentimento quando o menino leu

E fazer um poema, o menino aprendeu.

E agora era o seguinte, tudo fazia sentido

Os livros ganharam vida

Outro motivo pra eu me sentir vivo

E de repente ler aquilo pra mim era um alívio

Não era mais entediante como um cansado suspiro

E você sabe, basta encontrar algo que te satisfaça que você começa a ler

Vai começar a entender

Que os livros são nossa cultura

Algo que só te faz crescer, amadurecer

Encontre algo que seja bom pra você

E logo, logo você vai perceber

Que livros não são chatos

Basta começar a ler.

Num verso quase que cantado que eu te digo

Em momentos difíceis os livros podem ser como um abrigo

Palavras como um abraço amigo

E não fuja para outros mundos

Permaneça aqui, e o aprendizado vai estar sempre contigo




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

drive-thru-de-reciclagem-e-realizado-em-frente-ao-aquario-de-santos-neste-sabado

G1 Santos

Drive-thru de reciclagem é realizado em frente ao Aquário de Santos neste sábado

Evento de educação ambiental contará com recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha. Drive-thru de reciclagem acontece em frente ao Aquário de Santos neste sábado — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação A Praça Luiz La Scala, no bairro Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, próximo ao Aquário, recebe um drive-thru de reciclagem em alusão ao Dia do Lixo Zero neste sábado (20). O evento de educação […]

today20 de agosto de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%