G1 Santos

Trocar de nome nunca foi tão simples

today2 de agosto de 2022 21

Fundo
share close

Saiba quais as mudanças na Lei e como proceder para alterar nomes (prenomes e sobrenomes)

Quando conhecemos alguém, a primeira pergunta que fazemos é sempre a mesma: “qual é o seu nome?”. Nosso nome, ao lado da nossa imagem, é a maior forma de nos apresentar ao mundo. Mas nem todos ficam confortáveis com a identidade que o próprio nome lhes dá – e o Direito pode nos socorrer nessa questão.

De acordo com o Código Civil, todos têm direito ao nome como uma proteção ao direito da personalidade. Mais do que uma identificação perante à sociedade, o nome reflete a nossa relação com nós mesmos. No entanto, quando ele não representa o que realmente somos ou nos fere de alguma forma, surge a possibilidade de mudá-lo.



Ao longo dos anos, o processo de mudança de nome foi simplificado. A Lei 6015, de 1973, previa a possibilidade de alteração do prenome no prazo de um ano após a pessoa completar a maioridade. Após esse prazo, a alteração somente poderia ser solicitada com motivação e judicialização, e desde que não prejudicasse os apelidos de família.

Este ano, atendendo às necessidades da sociedade e ao avanço tecnológico, foi sancionada a Lei 14.382/2022 para a criação do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), com o objetivo de desburocratizar e unificar os sistemas de cartórios de todo o País. Segundo a previsão legal, o cronograma de implementação do sistema integrado não deve ultrapassar o prazo de 31/01/2023.

Além disso, também houve mudança nos artigos 56 e 57 da antiga lei de 1973. Agora, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do prenome do registro de nascimento, sem a necessidade de um motivo e independentemente da intervenção do judiciário.

Conforme explica a advogada especialista nessa causa, Carla Morozetti, cabe ao Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais a análise do pedido. Caso haja recusa do registro e da retificação, esta deve ser devidamente fundamentada, notadamente nos casos que pairem dúvidas sobre o risco do ato (exposição ao ridículo) ou suspeita de fraude, simulação, falsidade e má fé.

“Outrossim, como medida de segurança jurídica, a alteração pela via extrajudicial poderá se realizar, em regra, uma única vez, e sua desconstituição dependerá de decisão judicial. E, finalizado o procedimento da alteração no cartório, devem ser comunicados oficialmente os órgão expedidores do CPF e do passaporte, bem como o TSE, preferencialmente por meio eletrônico”, salienta.

Como exemplo da mudança e da vigência do princípio da mutabilidade extrajudicial, estão os direitos dos cidadãos transgêneros, que podem requerer a alteração do nome, extrajudicialmente no Registro Civil de Pessoas Naturais, sem a intervenção do Poder Judiciário e sem a necessidade prévia de intervenção cirúrgica ou hormonal, norma regulamentada em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carla Morozetti também informa que uma das novidades da legislação é a possibilidade da alteração do nome de um recém-nascido, em até 15 dias após o registro, caso haja consenso entre os pais na realização do procedimento de retificação.

“Exemplifico no caso da mulher parturiente ter escolhido um nome e o genitor ou declarante registrar nome diverso no Cartório Civil. Se não houver consenso, o caso deve ser encaminhado ao Judiciário”, aponta.

Outra alteração importante diz respeito ao sobrenome. De acordo com a nova lei, as pessoas que vivem em união estável devidamente registrada no registro civil, têm direito à inclusão do sobrenome de seu companheiro a qualquer momento, assim como acontece com pessoas casadas.

“Ao analisar a nova lei, ouso dizer que as alterações concretizam a aplicação dos direitos fundamentais, pois todos nós precisamos nos reconhecer com a nossa identidade. Antes, o pedido de mudança do nome era feito quando o indivíduo podia não ter a maturidade necessária para o ato. Agora, pode ser feito em qualquer tempo (após a maioridade civil) e administrativamente. Essas mudanças, certamente, decorrem de um movimento de desjudicialização, que contribui para o desafogamento do Judiciário. Temos a prestação de serviços fundamentais para a sociedade, de forma célere e com a devida segurança jurídica, através dos competentes cartórios, como já ocorre com separação, divórcio, inventário e usucapião. Isso otimiza o tempo gasto com processos e burocracias. Neste caso, faz com que a identificação com seu próprio nome, através da alteração ocorra de forma mais breve e prática”, conclui a advogada.

A advogada Carla Morozetti — Foto: Arquivo pessoal

Advocacia Morozetti conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dois-morrem-em-capotamento-na-rodovia-regis-bittencourt,-sp

G1 Santos

Dois morrem em capotamento na Rodovia Régis Bittencourt, SP

Duas pessoas morreram e outras ficaram feridas em um capotamento de carro na manhã desta terça-feira (2), na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na altura de Jacupiranga, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu, por volta das 10h20, no Km 470, na pista Sul com sentido para Curitiba (PR). Segundo a Arteris, concessionária que administra o trecho, as vítimas com ferimentos moderados foram encaminhadas ao pronto-socorro de Pariquera-Açu. Ainda de […]

today2 de agosto de 2022 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%