G1 Mundo

Trump escreve ‘se você vier atrás de mim, eu vou atrás de você’, e promotores veem intimidação de testemunhas

today5 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

Promotores norte-americanos destacaram na noite de sexta-feira (4) uma publicação em tom de ameaça de Donald Trump nas redes sociais, argumentando que o post sugere potencial intimidação de testemunhas pelo ex-presidente norte-americano por meio de possível divulgação inadequada de evidências confidenciais.

Na sua rede social Truth Social, o ex-presidente escreveu “SE VOCÊ VIER ATRÁS DE MIM, EU VOU ATRÁS DE VOCÊ!” na tarde de sexta-feira, um dia após se declarar inocente de acusações de que orquestrou uma conspiração criminosa para tentar reverter a derrota para Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

No documento enviado a um tribunal federal de Washington, o promotor Jack Smith disse que o post de Trump gera preocupação de que ele possa revelar ao público materiais secretos, como transcrições de fatos descritos ao grande júri, obtidos dos promotores.



O gabinete de Smith também requisitou uma ordem de proteção que impeça Trump e seus advogados de compartilhar com pessoas não autorizadas o material do processo que se chama nos EUA de “descoberta”: o conjunto de evidências que os investigadores descobriram e que, por lei, precisam compartilhar com a defesa (o acusado precisa saber quais são as evidências contra ele para poder se defender).

No sábado, a juíza federal Tanya Chutkan deu a Trump até 17h de segunda-feira para responder.

“Pode ter um efeito prejudicial às testemunhas ou afetar adversamente a administração da justiça neste caso”, escreveram os promotores no documento, acrescentando que Trump tem um histórico de atacar juízes, advogados e testemunhas em outros casos contra ele.

Durante a sua audiência de acusação na quinta-feira, Trump jurou não intimidar testemunhas ou se comunicar com elas sem a presença de advogados.

Porta-voz diz que mensagem é relacionada à campanha

Um porta-voz de Trump emitiu um comunicado defendendo o post do ex-presidente nas redes sociais.

“O post do Truth Social citado é a definição de discurso político e foi em resposta aos grupos de interesses especiais e super PACs (comitês de ação política) desonestos, RINOs (sigla para ‘republicanos apenas no nome’) e amantes da China”, disse o comunicado.

Trump se declarou inocente em outros dois casos criminais. Ele encara um processo federal em Miami por ter supostamente mantido documentos secretos após deixar a presidência e por obstrução de justiça, e acusações estaduais em Manhattan por supostamente falsificar registros empresariais para esconder dinheiro pago pelo silêncio de uma estrela pornô.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-aconteceu-com-o-bebe-‘milagroso’-que-sobreviveu-ao-terremoto-da-siria?

G1 Mundo

O que aconteceu com o bebê ‘milagroso’ que sobreviveu ao terremoto da Síria?

O vídeo do resgate milagroso da bebê após o forte tremor em fevereiro chamou a atenção do mundo inteiro. Desde então, ela teve uma recuperação digna de nota. Hoje, Afraa tem seis meses e é um típico bebê feliz e saudável. Os tios da menina a estão criando junto com sete filhos na cidade síria de Jindayris, não muito longe da fronteira com a Turquia. "Ela ainda é muito jovem, […]

today5 de agosto de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%