Tubarão mais rápido do mundo é flagrado em praia no litoral de SP
Um tubarão-anequim, considerado o mais rápido do mundo, foi flagrado em uma praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 nesta segunda-feira (26), o animal tinha cerca de 1,5 metro e foi devolvido ao mar (veja o vídeo acima).
O flagrante foi feito por moradores do município na Praia do Satélite. Segundo o pintor Edvan Silva, que filmou o animal, o primeiro sentimento ao se deparar com a cena foi “medo”. “Eu surfo nessa praia e fico apreensivo. Ultimamente, alguns tubarões têm aparecido por lá”.
Ao g1, o Instituto Biopesca relatou que foi acionado para atender a ocorrência, mas o tubarão não estava mais no local quando a equipe chegou. A organização acrescentou que um guarda-vidas confirmou o caso e relatou que o animal “não voltou a encalhar”.
Tubarão mais rápido do mundo foi flagrado em praia de Itanhaém, no litoral de SP — Foto: Reprodução
Segundo o especialista em tubarões e professor da Unesp de São Vicente (SP), Otto Bismarck, o tubarão-anequim (Isurus oxyrinchus) pode crescer até 3,5 metro e nadar a 70 km/h. “É uma espécie que ocorre no mundo inteiro e está ameaçada”.
“A razão que leva esses animais a encalharem não são completamente conhecidas mas acredita-se que vários fatores agem nisso. Desde desorientação de seus órgãos sensoriais para navegação, mudanças repentinas de condições oceanografia- virada de tempo, frentes frias – até animais debilitados por ação da pesca ou outro agente”, finaliza o especialista.
Publicar comentários (0)