G1 Mundo

Turquia fará o que for necessário para reconstruir Gaza, diz presidente Erdogan

today18 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

Presidente turco diz que país fará esforços para reconstruir as escolas, hospitais, instalações de água e energia destruídas”


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante a cúpula da Otan na Lituânia, em 12 de julho de 2023. — Foto: Kacper Pempel/ Reuters



O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país fará esforços para reconstruir infraestruturas, hospitais e escolas danificados na Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e Hamas, informou a mídia turca neste sábado (18).

“Se um cessar-fogo for alcançado, faremos o que for necessário para compensar a destruição causada por Israel”, disse Erdogan aos jornalistas no seu avião que voltava de uma viagem a Berlim, onde se encontrou com líderes alemães.

“Faremos esforços para reconstruir a infraestrutura danificada em Gaza e reconstruir as escolas, hospitais, instalações de água e energia destruídas”, disse ele, segundo o site da emissora A Haber.

No início desta semana, Erdogan apelou ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para anunciar se Israel tinha armas nucleares e tocou de novo no assunto em meio a conversas com jornalistas, pedindo a realização de inspeções de armas nucleares no país.

“Como Turquia, estamos fazendo este apelo. As armas nucleares de Israel devem ser inspecionadas sem qualquer dúvida, antes que seja tarde demais. Iremos acompanhar isso”, disse ele.

Erdogan também disse que as famílias de israelenses mantidos reféns pelo grupo militante Hamas lhe enviaram uma carta solicitando que ele interviesse para garantir sua libertação, e disse que a agência de inteligência da Turquia foi acionada para investigar a questão.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

centenas-de-pessoas-deixam-o-hospital-al-shifa,-o-maior-de-gaza

G1 Mundo

Centenas de pessoas deixam o hospital Al-Shifa, o maior de Gaza

Centenas de pessoas foram retiradas neste sábado (18) do Al-Shifa, o maior hospital de Gaza, que abrigava mais de 2.000 pacientes, profissionais da saúde e refugiados da guerra entre Hamas e Israel no território palestino. Autoridades do governo de Gaza, controlado pelo Hamas, disseram que os militares israelenses ordenaram a evacuação. O exército israelense negou a acusação e afirmou que atendeu a um pedido do diretor do Al Shifa para […]

today18 de novembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%