Prefeitura de Guarujá

UBS Vila Alice é reinaugurada com capacidade de atendimento quase duplicada

today13 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Com a modernização do equipamento, ampliação dos espaços e reforma estrutural, a capacidade mensal de atendimentos subirá de 2.400 para 4 mil

Muita emoção marcou a entrega da reforma, modernização e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice, na quinta-feira (12). As intervenções permitirão que a capacidade mensal seja ampliada de 2.400 para 4 mil atendimentos. O equipamento público leva o nome da servidora pública Kátia Gonçalves dos Santos Siqueira, conhecida como Kátia do Pam. A homenagem póstuma foi recordada pelo prefeito na reinauguração da UBS.

A cerimônia contou com a participação da Câmara Municipal, autoridades locais, servidores públicos, moradores da Vila Alice e familiares da homenageada: Hilma dos Santos (mãe), Carla Gonçalves dos Santos (irmã) e Oribes Siqueira Júnior (viúvo). A escolha do nome para a UBS teve como iniciativa uma propositura da Câmara Legislativa de Guarujá. “Tive a oportunidade de conhecer a Katia do Pam e ela foi um anjo que Deus enviou à terra para servir”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo ressaltou a importância histórica da UBS Vila Alice para sua trajetória pessoal, enquanto médico da rede municipal há 35 anos e integrante do corpo técnico da Unidade, mas também para servidores públicos e a comunidade de Vicente de Carvalho, além do apoio de emendas parlamentares para a realização da obra, como do deputado estadual Caio França.

“A entrega da UBS Vila Alice ampliada e reformada faz parte de um conjunto de ações com mais de 350 obras e 100 ações de saúde realizadas nos últimos seis anos. É com alegria que entregamos essa unidade, que tem muitas décadas de vida, após uma reforma ampla que proporcionará o acolhimento, a humanização e o atendimento digno da população de Vicente de Carvalho”, salientou.



Parceria com a Unoeste

A secretária adjunta de Saúde pontuou ao público e ao coordenador educacional do campus Guarujá da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Ronald Pallotta, a parceria entre o Município e a instituição de ensino, que pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) possibilitou a aquisição dos mobiliários da Unidade. “A efetividade da obra está no serviço que ela oferecerá, como a prestação de saúde. A Unoeste formalizou esta parceria para promover saúde”, destacou Ronald Pallotta.

Nova Estrutura do Equipamento

A reinauguração da UBS Vila Alice foi abençoada pelo padre Pedro Luiz Nierotka, titular da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Matriz do Distrito). A primeira etapa das obras ocorreu na parte de trás do imóvel. Foram criados o espaço para a saúde da mulher e duas salas de odontologia, além de a substituição das antigas estruturas de madeira pela construção de novas paredes, troca de telhado, remodelação e divisão interna, implantação de piso podotátil e acessibilidade.

Na antiga área externa, foi edificada uma ala exclusiva para atender gestantes, lactantes e salas amplas para atendimentos exclusivos, com acesso independente. Haverá ainda uma área de recepção com mais conforto, duas salas para atendimento ginecológico e um espaço próprio para aleitamento materno. A nova UBS garantirá o atendimento dos grupos de gestantes, lactantes, planejamento familiar e pessoas com obesidade.

Os serviços administrativos passaram para o piso superior, garantindo um novo formato às salas de consultas. Foram remodeladas ainda a sala de vacinação, a recepção e criadas novas salas de esterilização, pré-consulta e pós-consulta.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-sao-vicente-abre-concursos-publicos-para-diversos-cargos

G1 Santos

Prefeitura de São Vicente abre concursos públicos para diversos cargos

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, lançou três editais de concurso público. As vagas são para atuação nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Engenharia, Contabilidade e Informática. Os salários vão de R$ 2.825,29 a R$ 9.772,80, incluindo benefícios. Na área de segurança, o edital 1 da prefeitura oferece 22 vagas para guardas civis municipais, sendo 20 para o sexo masculino e duas para o sexo feminino. […]

today13 de janeiro de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%