Tocando:

Rádio 97Web

UBS Vila Alice recebe reforma para ampliar atendimento mensal de 2.400 para 4 mil pessoas

Escrito por em 22 de outubro de 2021

Intervenções serão intensificadas na próxima semana; serviço funcionará provisoriamente no Caps AD II, no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho, a partir de segunda-feira (25)

 A imagem da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice, conhecida por toda a população do bairro e do Distrito de Vicente de Carvalho se tornará parte do passado. O tradicional equipamento de saúde passa por um processo de reforma estrutural, adequação e remodelação, dividido em duas etapas, para ampliar o seu atendimento médio mensal de 2.400 para 4 mil pessoas. A Unidade ganhará uma ala exclusiva para atendimento a gestantes e lactantes e salas mais amplas e para atendimentos exclusivos.

A primeira etapa das obras ocorreu com a unidade em funcionamento. Já a segunda, inicia na próxima semana. Como os trabalhos serão intensificados, os atendimentos da UBS Vila Alice serão transferidos, a partir de segunda-feira (25), para no próprio público onde funciona o Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso. A Secretaria Municipal de Saúde não mediu esforços para encontrar um imóvel na Vila Alice, mas o bairro não possui um espaço adequado para atender a demanda necessária no período de obras.

O secretário municipal de Saúde, pontua que a reforma estrutural da UBS Vila Alice é uma demanda prioritária para a pasta, que já estavam previstas há algum tempo. “São obras extremamente necessárias, de total interesse da Secretaria de Saúde, que permitirão que o atendimento semanal salte de 600 para mil pessoas, o que resulta no aumento de quase 80%, passando de 2.400 para 4 mil por mês. É um significativo aumento na assistência em saúde para a população daquela região de Vicente de Carvalho”, afirma o secretário.

Com o imóvel completamente remodelado, haverá uma área exclusiva para o atendimento de gestantes e lactantes, com entrada isolada, uma área de recepção com mais conforto, duas salas para atendimento ginecológico e um espaço próprio para aleitamento materno. A UBS totalmente remodelada permitirá o atendimento dos grupos de gestantes, lactantes, planejamento familiar, pessoas com obesidade. Atualmente, o serviço tem sido feito de forma individual.

Obras

As intervenções estão transformando a cara da UBS Vila Alice. A primeira fase das obras ocorreu na parte de trás do próprio público, com a criação de todo o espaço para a saúde da mulher, duas salas de odontologia, construção de paredes, troca de telhado, substituição das antigas estruturas de madeira que estavam deterioradas por novas paredes, remodelação e divisão interna, implantação de piso podotátil e acessibilidade.

A modernização da Unidade agora passa para a nova fase, o que exigiu a transferência provisória do endereço para a realização dos trabalhos. As obras prosseguem agora para a parte da frente do espaço e na sua fachada.

A segunda etapa transportará todos os serviços administrativos para o piso superior e dará um novo formato para as salas de consultas. Serão remodeladas ainda a sala de vacinação, a recepção e criadas novas salas de esterilização, pré-consulta e pós-consulta.

A Prefeitura intensificará os trabalhos para que as obras sejam concluídas no dentro de quatro meses.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.