G1 Mundo

Uruguai lança maconha mais potente, demanda dobra e falta produto nas farmácias

today21 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

No último dia 13, o Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca), o órgão responsável pela droga, afirmou que as vendas superaram as previsões e que há dificuldade para repor.

“Nossa instituição e as empresas produtoras estamos trabalhando arduamente para reverter essa situação e podermos dar respostas a esse forte crescimento do mercado”, disse o Ircca em uma publicação em uma rede social.

Com a nova maconha no mercado, o total de vendas neste ano deve ser equivalente ao dobro das vendas do ano passado, de acordo com projeções do Ircca.



Liberação com regulamentação

Quando o Uruguai decidiu legalizar a maconha, em 2013, o país resolveu que haveria um controle governamental do mercado. Há três formas de obter maconha legalizada:

  • Tirando licença para plantar.
  • Participando de clubes de cultivo.
  • Obtendo licença para comprar a maconha controlada pelo governo em farmácias.

O governo dá concessões para produtores plantarem maconha que será vendida nas farmácias. Esse produto é altamente controladp pelo governo, que define suas características –entre elas, a quantidade de THC.

Cristiano Maronna, diretor da ONG Justa e defensor da regulamentação da maconha no Brasil, diz que no começo da venda do produto legalizado a maconha disponível nas farmácias uruguaias era de baixa potência. A decisão de começar com produtos de menor concentração de THC, o principal composto psicoativo da maconha, foi tomada para minimizar os riscos à saúde pública.

Até o fim de 2022, havia duas variedades de maconha, alfa e beta, que tinham concentrações mais baixas de THC. Em dezembro do ano passado, foi lançada a gamma, que é mais potente.

“A ideia era permitir que as pessoas se acostumassem com a regulamentação, observando os efeitos, incluindo o potencial aumento ou diminuição do consumo. A lógica por trás dessa abordagem era começar com opções menos potentes e, à medida que a regulamentação amadurecesse e fosse avaliada, considerar a introdução de produtos mais potentes no mercado. Como o Uruguai legalizou a maconha em 2013 e começou a vender em 2015, já se passou tempo suficiente para avaliar os resultados”, afirma ele.

Há cerca de 60 mil pessoas autorizadas a comprar maconha nas farmácias do Uruguai.

Maronna da Justia diz que um dos desafios no Uruguai é a persistência de um mercado clandestino. “Mesmo após a legalização, cerca de 30% a 40% dos consumidores no Uruguai continuam a recorrer ao mercado clandestino, seja por razões de preço ou por preferência pessoal de permanecer na clandestinidade. Isso destaca a necessidade de políticas públicas eficazes para eliminar o mercado clandestino e atrair mais pessoas para o mercado legal”, diz ele.

Outra questão polêmica no país é o limite de droga que se pode adquirir: 40 gramas por mês por pessoa. É um limite estabelecido para evitar o uso abusivo. Embora seja uma medida destinada a proteger a saúde pública, ela gera debates sobre comparações com outras substâncias, como álcool.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homens-fantasiados-de-nazistas-causam-tumulto-em-evento-na-inglaterra

G1 Mundo

Homens fantasiados de nazistas causam tumulto em evento na Inglaterra

Os homens são de um grupo que encena eventos da Segunda Guerra chamado Grupo de História Viva do Front Oriental. Eles dizem que levantam dinheiro para veteranos ingleses e que participam de paradas temáticas da Segunda Guerra há anos e nunca houve problemas. Uniformes nazistas expostos no Museu de História da Alemanha — Foto: AP Na cidade de Sheringham, na Inglaterra, há um evento anual com temática da Segunda Guerra […]

today21 de setembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%