G1 Mundo

Victoria Villarruel, vice de Milei, é de família militar e ameniza crimes da ditadura na Argentina

today19 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

Ultraliberal Javier Milei recebeu mais de 55% dos votos, contra 45% do governista Sergio Massa. Advogada defende auditoria contra ações que indenizaram familiares e vítimas do governo militar.


Javier Milei e Victoria Villarruel em agosto de 2023 — Foto: Agustin Marcarian/Reuters



Eleita nova vice-presidente da Argentina neste domingo (19), Victoria Villarruel, de 48 anos, tem como origem uma família formada por militares argentinos e histórico de definir a época da ditadura militar no país, que durou entre 1976 e 1983, como uma “guerra” contra o comunismo.

Nova vice-presidente, ela é filha do tenente-coronel do Exército Eduardo Villarruel, veterano da Guerra das Malvinas, contra o Reino Unido, em 1982. Aproximadamente 650 argentinos morreram e 255 britânicos, que saíram vencedores e hoje controlam as chamadas Ilhas Falkland.

Além do pai integrante do Exército, o avô de Villarruel é o contra-almirante Laurio Hedelvio Destéfani, da Marinha.

Quem é Javier Milei: novo presidente da Argentina

Quem é Javier Milei: novo presidente da Argentina

Auditoria contra indenizações para vítimas

Villarruel é fundadora e presidente da associação civil Centro de Estudos Legais sobre o Terrorismo e suas Vítimas (da sigla em espanhol CELTYV), que equipara os crimes praticados pelos governos militares durante a ditadura argentina com ações de grupos armados contrários ao regime.

Em setembro, a então candidata comandou uma homenagem ao que chamou no evento de “outras vítimas” do terrorismo promovido por organizações guerrilheiras antes do golpe militar de 1976.

Especialista diz que Milei precisará costurar diálogos para poder governar a Argentina

Especialista diz que Milei precisará costurar diálogos para poder governar a Argentina

A posição da nova vice-presidente vai contra mais de mil condenações judiciais por crime contra a Humanidade impostas a militares do período da ditadura. E mais: Villarruel tem planos de lançar uma auditoria para reverter as indenizações pagas pelo Estado argentino às vítimas da ditadura militar

“É hora de reivindicar aqueles que lutaram contra os grupos terroristas que tentaram instalar o comunismo na Argentina e que hoje estão presos injustamente por uma Justiça enviesada e manipulada pela esquerda”, disse Villarruel, em um evento no mês de setembro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

karina-milei-e-fatima-florez:-quem-sao-irma-e-namorada-que-poderao-assumir-papel-de-primeira-dama-no-governo-de-javier-milei

G1 Mundo

Karina Milei e Fátima Flórez: quem são irmã e namorada que poderão assumir papel de primeira-dama no governo de Javier Milei

O novo líder argentino está em uma relação estável com a comediante argentina Fátima Flórez. No entanto, embora se diga apaixonada, a namorada de Milei já disse em entrevistas recentes que não abandonará sua carreira e que não pretende assumir funções políticas no governo. Enquanto isso, a irmã do presidente, Karina, é cotada desde o início da campanha eleitoral para assumir um papel proeminente no governo de Milei, pois atuou […]

today19 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%