G1 Mundo

VÍDEO: Brasileira mostra prateleiras vazias em supermercado e furacão se aproximando da Flórida: ‘Preparada para o pior’

today30 de agosto de 2023 12

Fundo
share close

Aline já estocou água e comida e disse que a cidade já está com falta de gasolina. Furacão Idalia chegou na Flórida na manhã desta quarta-feira (30) e já afetou voos e deixou mais de 200 mil pessoas sem energia.




Brasileira relata supermercados com prateleiras vazias com aproximação de tornado nos EUA

Brasileira relata supermercados com prateleiras vazias com aproximação de tornado nos EUA

A brasileira Aline das Neves Silva está sem sair de casa para trabalhar nesta quarta-feira (30) na cidade de Jacskonville, na Flórida, Estados Unidos, apenas esperando a chegada do furacão Idalia. A empresária registrou ventos fortes no quintal de casa (veja acima), mostrando que o furacão está se aproximando da cidade. A passagem do furacão já deixou casas submersas.

Prateleiras de supermercado ficaram vazias nos Estados Unidos por causa de furacão — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

O furacão se formou no Golfo do México e entrou na Flórida perto de Keaton Beach, ao Norte de Tampa, na região central da Flórida conhecida como Big Bend.

No vídeo feito pela moradora na manhã desta quarta-feira (30), o lago no quintal da casa está com as árvores balançando muito.

“Hoje, estou em casa sem trabalhar, a maioria da população está assim. As escolas estão fechadas desde terça. Terça, quarta e quinta foram os dias que eles determinaram para as escolas estarem fechadas. A previsão é que ele passe na nossa cidade hoje, durante o dia. Eu moro de frente para um lago, com muitas árvores e está ventando bastante. Nós fomos orientados a tirar os carros próximos das árvores, porque árvore cai bastante nessa época”, contou a empresária capixaba.

Brasileira disse que está em casa sem trabalhar por orientação do governo enquanto aguarda a chegada do furacão na Flórida — Foto: Divulgação/Acervo pessoal

A empresária passou no supermercado para deixar a casa abastecida e já encontrou prateleiras vazias. Segundo ela, a água foi um dos primeiros produtos a acabar e a gasolina já está faltando na cidade.

“Nos mercados você não encontrava mais água e alimentos enlatados. O americano é muito precavido, ele acaba assustando a gente. Ontem (terça), os mercados já estavam vazios e já tinha falta de gasolina. Então, a gente tem que se cuidar, né?”, contou ela.

Segundo a capixaba, “até segunda ordem, a sugestão e orientação de autoridades é para que os moradores estoquem alimentos, água e abasteçam os carros.

“Caso a situação do clima piore, nós precisamos ir para abrigos. Eu espero que não piore, mas a cidade fica preparada com esses abrigos. Eu moro em apartamento, então se eu tiver alguém que eu possa ficar na casa, é mais seguro, se piorar o tempo eu devo ir”, comentou Aline.

Furacão está chegando perto da cidade onde capixaba mora na Flórida, Jacksonville — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Aline morava na Serra, na Grande Vitória, e está nos Estados Unidos há mais de dois anos. Esse não é o primeiro furacão que ela enfrenta no país. No ano passado, em setembro, o furacão Ian atingiu a costa da Flórida com ventos de mais de 240 km/h.

“Foi a minha primeira minha primeira experiência com furacão ano passado. Ele foi muito agressivo, ficamos mais de um dia sem trabalhar, com falta de energia, as pontes fecharam, a gente realmente ficou isolado, eu tive que ir pra casa de uma pessoa com a casa mais segura”, disse a capixaba.

Com a previsão de chegada do furacão na cidade da Aline por volta das 14h (15h no horário de Brasília), a empresária está preparada para todas as situações.

“Ainda não tivemos falta de energia, mas estou preparada com lanternas e velas, caso necessário. É assustador pra nós, mas também para nossa família que está no Brasil, que vê as coisas apenas pela televisão, que fica desesperada para saber se estamos guardados dentro de casa se tem água e comida suficientes. A minha mãe mesmo já me ligou hoje duas vezes, eu tento tranquilizá-los da melhor forma possível”, disse.

Furacão Idalia chega à Flórida; Veja imagens da Estação Espacial Internacional

Furacão Idalia chega à Flórida; Veja imagens da Estação Espacial Internacional

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-por-que-golpes-militares-sao-recorrentes-no-continente-africano

G1 Mundo

Entenda por que golpes militares são recorrentes no continente africano

Uma epidemia de golpes de Estado marca o continente africano, que desde 1952 registrou 98 bem-sucedidas tomadas de poder, moduladas por má gestão, corrupção e falência das instituições, entre outras mazelas que assolam seus países. O último golpe ocorreu nesta quarta-feira no Gabão, quando militares anunciaram a deposição de Ali Bongo, logo após declarar-se vitorioso numa eleição que lhe garantiria o terceiro mandato. Pela primeira vez em 56 anos as […]

today30 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%