G1 Mundo

VÍDEO: Câmera em drone dos EUA mostra aproximação de caça russo e hélice torta

today16 de março de 2023 21

Fundo
share close

Na terça-feira (14), Os Estados Unidos afirmaram que um drone militar, do tipo “Reaper”, caiu no Mar Negro após sua hélice se chocar contra um caça Su-27 da Rússia.

O vídeo divulgado pelo Pentágono mostra como o caça russo vai se aproximando – é neste momento, segundo os EUA, que a aeronave se choca intencionalmente contra o drone, que começa a perder velocidade e, posteriormente, cai no Mar Negro, próximo à península da Crimeia (veja vídeo acima).

Washington alegou ainda que, antes da suposta colisão, caças russos se aproximaram em distâncias inseguras e chegaram a despejar combustível sobre o drone.



Moscou negou a colisão e disse que o equipamento caiu na água após realizar movimentos bruscos.

Drone americano MQ-9 em atividade — Foto: Business Wire/via AP

O Ministério da Defesa da Rússia alegou que o drone norte-americano foi detectado perto da fronteira russa e, portanto, os jatos decolaram para averiguar a situação. A TASS, agência de notícias russa, negou o uso de armas aerotransportadas e o contato com o equipamento dos EUA.

Na quarta-feira (15), dia seguinte ao episódio, o Kremlin e a Casa Branca trocaram ameaças. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que, após o episódio, as relações entre os dois países estão em um estado “lamentável” e que desceram ao nível mais baixo.

Imagem mostra momento em que caça russo se aproxima de drone dos Estados Unidos sobre o Mar Negro, em 14 de março de 2023. — Foto: Comando dos EsU.S. European Command/Handout via Reuters

Este é o primeiro incidente militar envolvendo os Estados Unidos desde a invasão russa à Ucrânia, há mais de um ano, e o caso levantou alertas por um conflito entre Moscou e Washington – desde o início da guerra, os dois países trocam ameaças. O Kremlin critica constantemente o envio de armas à Ucrânia por países do Ocidente, principalmente os Estados Unidos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

senado-frances-aprova-nova-versao-da-reforma-da-previdencia;-texto-ainda-precisa-passar-pelos-deputados

G1 Mundo

Senado francês aprova nova versão da reforma da previdência; texto ainda precisa passar pelos deputados

193 parlamentares votaram a favor, 114 contra, de 307 eleitos. 38 abstiveram-se. O texto ainda precisa ser revisado e votado pela Assembleia Nacional, onde ficam os deputados eleitos no país. Expectativa é de que o resultado da votação da Assembleia saia ainda nesta quinta-feira. Um manifestante segura uma imagem que retrata o presidente francês, Emmanuel Macron, furado por uma vara, durante uma marcha contra o plano de reforma da previdência […]

today16 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%