G1 Mundo

VÍDEO: Canais em Veneza secam em nível recorde, e barcos não conseguem passar

today22 de fevereiro de 2023 15

Fundo
share close

Os famosos canais de Veneza, na Itália, que costumam sofrer inundações nesta época do ano, estão quase secos em alguns trechos, com níveis de água 70 cm abaixo da média (um recorde negativo para a região).

Por isso, nesta quarta-feira (22), gôndolas, táxis aquáticos e barcos-ambulância estão percorrendo trajetos alternativos.

Os seguintes fatores explicam esse fenômeno:



  • estiagem em toda a Itália, neste inverno europeu;
  • mudança nas correntes marítimas;
  • sistema de alta pressão;
  • Lua cheia (que influencia as marés).

À agência Associated Press, a cientista ambiental Jane Da Mosto, do grupo “We Are Here Venice”, explicou que, “no meio do inverno, a alta pressão atmosférica combinada com o ciclo lunar produz níveis ultrabaixos de água”.

O rio Pó, o mais longo da Itália, responsável por um terço da produção agrícola do país, registrou nesta semana 61% menos água do que o normal para esta época do ano.

Em julho de 2022, durante o verão no hemisfério norte, a Itália também enfrentou uma seca histórica e chegou a declarar estado de emergência para o entorno do rio Pó.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-autorizam-extradicao-do-ex-presidente-do-peru-condenado-por-receber-propina-da-odebrecht

G1 Mundo

EUA autorizam extradição do ex-presidente do Peru condenado por receber propina da Odebrecht

Toledo foi condenado em seu país por receber propina da brasileira Odebrecht em troca de favorecimento em obras públicas. Gesto de Washington foi visto como sinalização de diálogo com atual governo interino do Peru. No Peru, Ministério Público pediu a prisão preventiva de Alejandro Toledo — Foto: Karel Navarro/AP Em um movimento incomum, os Estados Unidos autorizaram a extradição do ex-presidente peruano Alejandro Toledo para responder em seu país por […]

today22 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%