G1 Mundo

VÍDEO: Centenas de migrantes no México tentam entrar à força nos EUA

today15 de março de 2023 8

Fundo
share close

Para impedir a entrada do grupo, policiais dos Estados Unidos usaram arame farpado, barreiras improvisadas e escudos (veja vídeo acima) na ponte internacional de El Paso, no Texas.

O caso aconteceu no fim da tarde de domingo (12). Os migrantes se revoltaram contra um novo aplicativo do governo dos Estados Unidos, lançado pelo presidente Joe Biden em janeiro, por onde eles devem agendar solicitações presenciais de visto de asilo e refúgio – uma condição à qual têm direito muitos venezuelanos e pessoas que provem estar fugindo de perseguições por motivo de violência, cor, etnia ou orientação sexual.

Pela nova norma, as pessoas que quiserem solicitar esse visto devem fazê-lo em uma agência de imigração dos EUA em Ciudad Juaréz – dessa maneira, eles podem entrar legalmente nos Estados Unidos. Por isso, milhares de migrantes têm ido à cidade mexicana, onde relatam aguardar meses pelo agendamento.



Mas, há semanas, pessoas que tentam fazer o agendamento pelo aplicativo denunciam que o sistema não está funcionando. Há relatos de famílias afirmando que não conseguem registrar seus filhos no aplicativo e, ao chegar na reunião de solicitação presencial, as autoridades rejeitam a entrada dos menores de idade por não estarem registrados.

O grupo que tentou entrar nos EUA à força no domingo – formando, em grande parte, por venezuelanos – chegou a conseguir romper cercas do México e, gritando “queremos passar”, avançou até a entrada em território dos Estados Unidos, mas foi contido e impedido de entrar por policiais de fronteira.

Mais tarde, os migrantes então retornaram à Ciudad Juaréz, onde seguem esperando o agendamento para a solicitação de asilo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cadeirante-realiza-sonho-ao-sobrevoar-o-mar-em-paramotor:-‘no-ceu-eu-nao-tinha-barreiras’;-video

G1 Santos

Cadeirante realiza sonho ao sobrevoar o mar em paramotor: ‘no céu eu não tinha barreiras’; VÍDEO

Ricardo Shimosakai, sobrevoou as praias de Itanhaém, no litoral de São Paulo e contou ao g1 nesta segunda-feira (13) sobre a experiência. Cadeirante voa de paramotor e realiza sonho de sentir a liberdade: 'sempre quis voar'; Um cadeirante de 55 anos realizou o sonho e sobrevoou as praias de Itanhaém, no litoral de São Paulo, em um paramotor. Ao g1, o empresário Ricardo Shimosakai, que perdeu os movimentos das pernas […]

today15 de março de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%