G1 Mundo

VÍDEO: Cobertura de avião de acrobacia se abre em pleno voo, e piloto faz pouso de emergência

today24 de junho de 2024 2

Fundo
share close

A piloto de acrobacias holandesa Narine Melkumjan compartilhou em sua conta em uma rede social o momento em que a cobertura de sua cabine se abre em pleno voo, enquanto ela realiza uma manobra em que o avião fica de ponta-cabeça.

Apesar do incidente, e com dificuldade para enxergar com o vento batendo no rosto, ela conseguiu pousar a aeronave em segurança.

De acordo com a postagem de Melkumjan, o incidente ocorreu há cerca de dois anos. Ela não disse onde a filmagem ocorreu.



“Como vocês podem ver pelo vídeo, foi uma experiência desafiadora que poderia ser evitada caso se eu tivesse feito uma checagem visual correta antes de decolar”, ela explica. “A trava da cobertura não estava na posição travada, e eu falhei em não notar.”

Cobertura de avião de acrobacia se abre em pleno voo, e piloto faz pouso de emergência — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Eu também cometi o erro de ir para o treinamento logo depois de ter me recuperado da Covid, sem permitir que meu corpo tivesse tempo suficiente para recuperar sua força”, prossegue a piloto em seu relato.

“Além disso, voar sem proteção para os olhos tornou o voo ainda mais desafiador do que já era.”

Melkumjan relata que, depois da cobertura se despernder, ela teve que lidar com o barulho e dificuldades para respirar e para enxergar. Foram 28 horas até que a sua visão voltasse ao normal.

Em termos de pilotagem, ela teve que lidar com “buffetting”, que é uma trepidação característica de quando a aeronave perde sustentação e entra em estol. A piloto afirma que a parte mais difícil foi manter a potência dos motores, mesmo que isso tornasse cada vez mais difícil o ato de respirar e o de enxergar.

“Apesar de todo o barulho e a dificuldade de ouvir o que o meu instrutor dizia no rádio, uma coisa que eu escutei em alto e bom som foi: ‘apenas siga pilotando'”, diz o testemunho.

Melkumjan estava a bordo de um avião modelo Extra 330LX, uma aeronave monomotor específica para voos acrobáticos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%