G1 Mundo

VÍDEO: Equipe da Espanha resgata irmãos e mãe após 110 horas sob escombros na Turquia

today10 de fevereiro de 2023 23

Fundo
share close

O resgate foi feito na cidade de Nurdagi, que fica a 80 quilômetros do epicentro do tremor principal, na segunda-feira (6) – o raio de alcance do terremoto foi de 250 quilômetros.

A equipe, formada por homens e mulheres da Unidade Militar de Emergência, das Forças Armadas espanhola, retirou primeiro dos escombros um menino de dois anos, que, assustado, ensaiou um choro mas foi embalado com um cobertor, para se proteger do frio extremo.

No vídeo do momento do resgate (veja vídeo acima), registrado pela equipe espanhola, é possível ouvir como alguns dos militares choram de emoção, enquanto a criança é levada sob aplausos de outras equipes que acompanhavam o trabalho.



Na sequência, a irmã do menino, também assustada, é retirada e levada para atendimento. As equipes, novamente, aplaudem. Nenhum dos dois aparentava ter ferimentos graves, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde de ambos.

Depois, os militares ainda conseguem resgatar a mãe das crianças, que é levada em uma maca.

O governo turco ainda não informou o estado dela.

Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes

Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes

Cem horas de angústia e desespero, centenas de toneladas de escombros, um número de vítimas cada vez maior, resgates emocionantes e a dificuldade para a chegada de ajuda.

É com este balanço que o sul da Turquia e o norte da Síria fecham uma das piores semanas na história na região, após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o local na segunda-feira (6).

Até agora, estas são as principais informações sobre o terremoto:

  • mais de 22 mil mortes confirmadas.
  • O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
  • Cerca de 1.500 réplicas foram registradas após o primeiro tremor.
  • Milhares ainda estão desaparecidos, e mais de 70 mil ficaram feridos.
  • Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países – a primeira equipe do Brasil embarcou nesta quinta.
  • O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.
  • O tremor durou cerca de um minuto e meio e teve um raio de alcance de 250 quilômetros, atingindo centenas de municípios.
  • O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície – profundidade considerada muito baixa e que explica, em parte, os efeitos devastadores.
  • O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países.
  • O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros e, portanto, foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.
  • Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.
  • Mais de 70 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fbi-vasculha-casa-de-ex-vice-dos-eua-atras-de-documentos-secretos

G1 Mundo

FBI vasculha casa de ex-vice dos EUA atrás de documentos secretos

Mike Pence, que fazia parte da chapa de Donald Trump, tinha arquivos em casa. Busca foi consensual. Ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence — Foto: REUTERS/Leah Millis O FBI conduziu, nesta sexta-feira (10), uma busca consensual na residência do ex-vice-presidente Mike Pence, em Indianápolis, depois que documentos confidenciais foram descobertos em sua casa no mês passado, disse uma fonte do governo à agência de notícias Reuters. A busca acontece apenas algumas […]

today10 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%