Tocando:

Rádio 97Web

Vídeo mostra emoção no reencontro de mulher que ficou perdida 4 dias em floresta de SP

Escrito por em 5 de dezembro de 2021

Um vídeo obtido pelo g1 neste domingo (5) mostra a emoção da família ao reencontrar a mulher de 56 anos que havia desaparecido em uma floresta de Eldorado, no interior de São Paulo. Ela foi resgatada com vida, neste sábado (4), após passar quatro noites perdida na área de mata e sem comida.

Ivanilde Pupo Vieira foi localizada por três mateiros e estava a mais de duas horas de distância do local em que sumiu.Ficamos muito emocionados [ao reencontrá-la]. Foram dias difíceis na família com ela quatro noites desaparecida. Já estávamos perdendo a esperança, porque foram dias de chuva e no mato tem cobra, outros bichos, então ficamos com medo”, diz a familiar Vera Lúcia da Silva, de 42 anos.

De acordo com Vera, a família teve uma surpresa ao vê-la saindo do carro, após ser resgatada e levada até a residência. “Na hora que vimos ela foi muita felicidade. Choramos, abraçamos, perguntamos como ela estava e vimos que ela estava bem, apesar de tudo. E ficamos ainda mais emocionados, porque muita gente ajudou a procurar por ela, foi uma união muito bonita”, destaca.

Ivanilde havia desaparecido após avisar aos familiares que iria beber água em uma nascente. Autoridades, voluntários e moradores atuaram nas buscas por ela na floresta, que fica dentro de um sítio, em uma área remota e de difícil acesso. Além disso, ela tem deficiência mental, e, por isso, fala de forma limitada.

Mulher é resgatada por mateiros após ficar quatro noites perdida e sem comida em floresta em Eldorado, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo apurado pelo g1, Ivanilde foi encontrada de pé, por volta das 10h deste sábado. De acordo com Gabriel Hallil, que coordenou os voluntários nas buscas pela Seção Espeleorresgate (SER), quando encontrada, ela usava bota em apenas um dos pés e havia espinho e carrapato no outro pé, além de espinhos nos dois joelhos.

“As primeiras palavras que ela disse foi perguntando da avó dela, mostrando que estava preocupada”, relata ele. A administração municipal informou que durante as buscas, as áreas foram divididas e plotadas em GPS, e havia o controle de quem entrava e saia da mata. A prefeitura também relatou que ela foi localizada no lado oposto ao local inicial das buscas, o que representa que ela andou muito.

De acordo com o município, do ponto inicial, onde foi montado um posto de comando, até o local em que foi localizada, daria em condições normais, de 3 a 4 horas de trilha em mata fechada. A mulher foi encontrada tranquila, porém, de acordo com a prefeitura, e manifestava vontade de voltar para casa.

Segundo a administração municipal, a mulher deu entrada por volta das 13h30 de sábado no pronto atendimento local, mas seu estado clínico está estável. Ela foi submetida a uma hidratação (soro) e permaneceu em observação, mas não apresentou, até a última atualização desta reportagem, necessidade de transferência para hospital de referência.

Foram realizadas buscas por mulher desaparecida em floresta de Eldorado, SP — Foto: Reprodução

Ivanilde havia sido vista pela última vez na terça-feira (30), durante a tarde. Segundo Gabriel Hallil, a mulher avisou a avó que iria beber água em uma nascente, enquanto ambas estavam juntas na roça. A nascente em questão estava a cerca de dez metros de distância, no sítio que fica no final do bairro da Usina.

No entanto, a idosa percebeu que Ivanilde estava demorando para voltar e decidiu sair para procurá-la. A mulher não estava na nascente e, também, não foi encontrada em um córrego próximo, outro ponto onde poderia ter ido buscar água para beber. Ela não havia sido mais vista desde então.

Visão aérea de Eldorado (SP) — Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A área onde Ivanilde desapareceu fica na entrada da floresta que cerca o sítio, com dezenas de trilhas antigas, muitas inacabadas ou abandonadas. “Um grande maciço florestal”, classificou Hallil. O Corpo de Bombeiros foi acionado para procurar pela mulher e foi feito um registro do desaparecimento Delegacia de Eldorado.

Além disso, equipes da Polícia Ambiental de Jacupiranga, policiais militares do 14° Batalhão de Registro, equipes do Comando de Operações Especiais de São Paulo, os canis do Corpo de Bombeiros e da PM, Defesa Civil, monitores ambientais e voluntários – entre eles os mateiros – participaram das buscas.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.