G1 Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança cinzas a 3 km de altura; montanhistas são resgatados

today3 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

Dezenas de montanhistas já foram resgatados, e as autoridades ainda buscam por pessoas na região. Até o momento, não há registros de vítimas.

A erupção do Monte Marapi, localizado na ilha de Sumatra, começou às 14h54 locais (4h54, no horário de Brasília) — e continuava acontecendo até a última atualização desta reportagem.

Monte Marapi significa “montanha de fogo”. O vulcão tem 2.891 metros de altura e é o mais ativo de Sumatra.



“Podemos ver uma coluna de cinzas muito intensa, de cor cinza escuro, inclinando-se para o leste”, declarou Hendra Gunawan, chefe do Centro Indonésio de Vulcanologia e Perigos Geológicos.

“As pessoas que vivem nas proximidades do vulcão e os turistas não podem entrar em um raio de três quilômetros ao redor da cratera”, acrescentou Gunawan, em comunicado.

Entre o sábado (2) e a manhã deste domingo, cerca de 70 pessoas entraram na área indicada. Pelo menos 42 delas não tinham sido localizadas até as 17h locais (7h de Brasília).

“Nossas equipes estão retirando todas as pessoas. Encontramos 28, e continuamos procurando pelas outras”, declarou o chefe da agência de proteção de recursos naturais do oeste de Sumatra, Dian Indriati.

Depois, entretanto, a agência local de desastres informou que 47 pessoas tinham ido à montanha, em excursão. Dessas, 28 ainda precisavam ser retiradas.

Alguns alpinistas não registram sua entrada ou saída da área, o que dificulta a contagem. Por isso, o número exato de pessoas que permanecem no local ainda é incerto.

O Monte Marapi está atualmente no terceiro nível de alerta em uma escala de quatro, informaram as autoridades.

De acordo com Ahmad Rifandi, chefe da estação de monitoramento do vulcão, a chuva de cinzas já chegou à cidade de Bukittinggi — a terceira maior de Sumatra, com uma população de mais de 100 mil habitantes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conflito-israel-hamas:-moradores-dizem-que-os-ataques-israelenses-sao-os-mais-pesados-​​desde-o-inicio-da-guerra

G1 Mundo

Conflito Israel-Hamas: Moradores dizem que os ataques israelenses são os mais pesados ​​desde o início da guerra

Os residentes de determinadas áreas da cidade foram orientados por militares israelenses a evacuarem e seguir para outra região. Israel acredita que alguns líderes do Hamas estão na cidade, onde muitos civis estão abrigados depois de fugirem do norte de Gaza. O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, afirma que pelo menos 193 pessoas foram mortas na última onda de ataques israelenses. Esses ataques foram retomados na sexta-feira […]

today3 de dezembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%