G1 Mundo

Vladimir Putin e Xi Jinping conversam por videoconferência; Putin diz que espera visita de Xi em 2023

today30 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

Ato seria uma demonstração pública de solidariedade de Pequim em meio à difícil campanha militar da Rússia na Ucrânia. Xi disse que a China está pronta para aumentar a cooperação estratégica com a Rússia.


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com o presidente da China, Xi Jinping, por meio de videoconferência em 30 de dezembro de 2022 — Foto: Mikhail Kuravlev/Sputnik via Reuters



“Esperamos você, caro senhor presidente, querido amigo, esperamos você na próxima primavera em uma visita de Estado a Moscou”, disse Putin no encontro que foi transmitido pela TV estatal.

Ele disse que a visita “demonstraria ao mundo a proximidade das relações russo-chinesas“.

Na conversa, que durou cerca de oito minutos, Putin disse que a relação entre os dois países está crescendo em importância e que ele pretende aprofundar a cooperação militar com a China.

Xi disse que a China está pronta para aumentar a cooperação estratégica com a Rússia no contexto do que chamou de situação difícil no mundo como um todo.

A relação entre a Rússia e a China, que os dois lados saudaram como uma parceria “sem limites”, assumiu grande importância desde que Moscou enviou suas forças armadas à Ucrânia em 24 de fevereiro.

Embora os países ocidentais tenham imposto sanções sem precedentes à Rússia, a China se absteve de condenar a campanha militar de Moscou, apesar de enfatizar a necessidade de paz.

As exportações de energia da Rússia para a China aumentaram significativamente desde a eclosão do conflito, com a Rússia agora sendo o maior fornecedor de petróleo da China.

No entanto, até agora Pequim tem tomado cuidado para não fornecer o tipo de apoio que poderia provocar sanções ocidentais contra a China.

Em uma cúpula em setembro no Uzbequistão, Putin reconheceu as “preocupações” de seu colega chinês sobre a situação na Ucrânia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com o presidente da China, Xi Jinping, por meio de videoconferência em 30 de dezembro de 2022 — Foto: Mikhail Kuravlev/Sputnik via Reuters

Casas são atingidas na Ucrânia por mísseis russos

Casas são atingidas na Ucrânia por mísseis russos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-revelacoes-do-livro-de-apocalipse,-o-mais-enigmatico-da-biblia

Pleno News

As revelações do livro de Apocalipse, o mais enigmático da Bíblia

Marco Feliciano - 30/12/2022 11h00 As revelações do livro de Apocalipse, o mais enigmático da Bíblia Foto: Pixabay A Bíblia Sagrada é recheada de revelações; mas, para os teólogos, o livro do Apocalipse de São João é puro em revelações, o mais enigmático da Bíblia. Os estudos escatológicos interpretam fatos atuais que nos remetem aos sinais que as Escrituras nos indicam como a volta do Messias. Como é lindo lermos […]

today30 de dezembro de 2022 39

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%