G1 Mundo

Você viu? A proposta do arcabouço fiscal, a rua que é ‘ninho’ de celulares furtados, a ‘voçoroca’ que ameaça existência de cidade no Brasil, e os 60 anos de Xuxa

today1 de abril de 2023 19

Fundo
share close

Quando seu nome foi anunciado no comando do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad se viu envolto em desconfiança. E sua primeira derrota veio já no começo do governo Lula com a prorrogação da desoneração dos combustíveis.

Haddad conseguiu “costurar” no Congresso, no setor financeiro, no mercado, na sociedade e junto ao sindicatos o que acabaria por se tornar esse arcabouço fiscal.

“O Haddad, pasmem, parece que caiu nas graças do mercado”, disse Maria Cristina.



O novo arcabouço fiscal tem o objetivo de equilibrar arrecadação e despesas para que a contabilidade do governo federal volte a ficar no azul. Se aprovado pelo Congresso, ele vai substituir o teto de gastos em vigor desde 2017 como novo parâmetro para limitar os gastos do governo. Entre pontos positivos e negativos, veja o que economistas dizem.

Ninho de celulares roubados

O médico Henrique Lopes Pinho visitava São Paulo com um amigo que, para comemorar o aniversário, decidiu comprar um celular novo “para fazer fotos, vídeos, etc e coisas que a gente faz com um celular novo”, nas suas próprias palavras. Mas o que aconteceu é que o amigo foi furtado. E a história foi além: a busca pelo aparelho através da geolocalização fez os dois descobrirem um prédio com centenas de alertas de aparelhos roubados.

Vídeo de jovem que relatou furto de celular do amigo no Lollapalooza

Vídeo de jovem que relatou furto de celular do amigo no Lollapalooza

O achado de Henrique só foi possível porque, antes, outras pessoas furtadas fizeram comentários no Google Maps e no Twitter relatando que a localização dos aparelhos apontava para o mesmo endereço: um prédio na rua Guaianazes, 56, na região conhecida em São Paulo como Cracolândia.

Dois dias depois de o vídeo em que Henrique conta a sua descoberta viralizar, a Polícia Civil realizou uma operação para prender receptadores de celulares na região central da capital paulista. Segundo apuração do g1 SP, a operação teve entre os alvos de mandados de busca e apreensão o tal prédio, identificado como residencial. A reportagem tentou contato com a empresa que seria responsável pelo prédio, mas não obteve resposta.

Mapa animado mostra localização de prédio onde supostamente estão celulares furtados

Mapa animado mostra localização de prédio onde supostamente estão celulares furtados

Aos 71 anos, a professora Elisabete Tenreiro lecionava como “propósito de vida”, nas palavras de uma filha. “Ela era uma pessoa dedicada a lecionar, como propósito de vida. Ela achava que ela tinha essa missão, em um país com tanta falta de educação […]. Ela era muito querida por onde ela passou”, disse a filha, que pediu para não ser identificada.

A educadora se aposentou como técnica do Instituto Adolfo Lutz em 2020, mas continuou dando aulas de ciências. Era professora desde 2015 e começou a atividade na escola Thomazia Montoro neste ano.

O que se sabe sobre ataque com faca em escola estadual de SP

O que se sabe sobre ataque com faca em escola estadual de SP

No velório de Elisabete, uma das professoras que aparece no vídeo imobilizando o aluno disse que ainda é bastante difícil falar sobre o ocorrido. “É uma confusão de sentimentos, eu quero passar energia para os meus colegas, para família, para toda nossa comunidade escolar, também para todo um sistema de educação”, disse Cinthia Barbosa, que dá aulas de educação física.

'É uma confusão de sentimentos', diz professora que imobilizou agressor durante ataque em escola de SP

‘É uma confusão de sentimentos’, diz professora que imobilizou agressor durante ataque em escola de SP

Câmeras de segurança da unidade registraram o momento em que Cinthia contém o agressor para salvar outra vítima. Na sequência, uma outra educadora retira a faca das mãos do estudante.

Chuvas provocam enormes crateras em Buriticupu, no Maranhão

Chuvas provocam enormes crateras em Buriticupu, no Maranhão

A cidade convive com a voçoroca, palavra de origem tupi-guarani que significa terra rasgada, há mais de 30 anos. E a situação piora no período chuvoso. Atualmente, são 26 buracos gigantes avançando sobre a cidade. Alguns desses abismos têm até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. As primeiras voçorocas se formaram a partir da rápida expansão urbana de Buriticupu, como consequência do desmatamento da vegetação nativa em áreas de alta declividade.

“Hoje vai ser uma festa / Bolo e guaraná / Muito doce pra você / É o seu aniversário / Vamos festejar / E os amigos receber.”

Xuxa 60 anos: a eterna Rainha dos Baixinhos enfrentou machismo e polêmicas

Xuxa 60 anos: a eterna Rainha dos Baixinhos enfrentou machismo e polêmicas

Xuxa completou 60 anos em 27 de março. Modelo, atriz, empresária, cantora e uma das maiores apresentadoras da história da televisão brasileira, Maria da Graça Xuxa Meneghel quebrou recordes, encantou multidões, fez sucesso internacional e foi alvo de ataques, fofocas e julgamentos desde que começou a carreira como modelo nos anos 1980. E a fama, disse Xuxa diversas vezes, teve seu preço.

Para celebrar o aniversário da rainha dos baixinhos, o g1 fez um compilado de momentos marcantes, que passam por pontos como o nascimento da única filha, Sasha, e a briga com a empresária Marlene Mattos, entre outros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-carro-decola-ao-bater-em-rotatoria-e-cai-dentro-de-ginasio-esportivo-na-belgica

G1 Mundo

VÍDEO: carro decola ao bater em rotatória e cai dentro de ginásio esportivo na Bélgica

Motorista dirigia em alta velocidade. O veículo atravessou uma parede e caiu em cima de uma quadra de basquete. Carro voa e atinge parede do centro esportivo na Bélgica Imagens de uma câmera de segurança mostram o acidente que fez um carro Mercedes-Benz "voar" por cerca de 20 metros na cidade de Flemalle, na Bélgica, nesta quinta-feira (30). O motorista, que dirigia em alta velocidade, bateu em uma rotatória e […]

today1 de abril de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%