G1 Mundo

Você viu? A vida das crianças que vivem sob viadutos, reciclagem de programas petistas, tudo sobre a melatonina e a zebra que fugiu do zoo

today25 de março de 2023 8

Fundo
share close

O pequeno Davi, de sete anos, gosta de assistir novela no fim do dia. O que parecia um hábito simples, entretanto, virou desafio para seu pai, que precisou improvisar três potentes caixas de som para o filho conseguir escutar os capítulos no volume máximo nas horas de pico. A família é vizinha da barulhenta Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo, que tem 6,2 quilômetros e conecta a cidade a rodovias que levam ao litoral do estado.

No horário de pico da via, justamente o momento preferido de Davi para assistir TV, circulam por ali até 5.893 veículos.



Crianças que vivem sob viadutos em São Paulo improvisam para dormir com barulho

Crianças que vivem sob viadutos em São Paulo improvisam para dormir com barulho

O g1 ficou por cerca de 3 horas acompanhando Edmilson, o pai, e Davi com um decibelímetro, aparelho que mede a intensidade sonora do ambiente. Houve momentos em que só foi possível entendê-los com leitura labial.

O barulho também atrapalha o sono de Davi. “Meu ouvido é sensível. Eu consigo escutar tudo. Quando eu vou dormir, coloco a espuma no ouvido para o barulho não me irritar. Quando eu perco, coloco a almofada.”

A constante exposição ao ruído extremo pode trazer consequências irreversíveis com o tempo para a audição. De imediato, o prejuízo para a saúde pode ser o mental. As noites maldormidas, os sustos com buzinadas e os sons dos motores podem desencadear ansiedade, estresse, cansaço entre outras situações. Leia a reportagem completa.

Uma operação da Polícia Federal revelou que uma facção criminosa planejou matar e sequestrar autoridades do país.

PF realiza operação contra organização que pretendia matar Sergio Moro

PF realiza operação contra organização que pretendia matar Sergio Moro

A facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Quando era ministro, Moro determinou a transferência do chefe da facção, Marcola, e de outros integrantes para presídios de segurança máxima. À época, o hoje senador defendia o isolamento de organizações criminosas como forma de enfraquecê-las.

Segundo investigadores, a retaliação a Moro era motivada por mudanças no regime de visitas em presídios. Criminosos também trabalhavam com a ideia de sequestrar o ex-ministro como forma de negociar a liberação de Marcola. Ao menos dez criminosos se revezavam no monitoramento da família de Moro em Curitiba, segundo agentes.

Mensagens trocadas por suspeitos de planejar os ataques mostram códigos usados por eles. Em uma conversa por WhatsApp, o termo “Tokio” é usado para se referir a Moro, enquanto “Flamengo” substituiria “sequestro”, e “Fluminense” seria usado no lugar de “ação”.

Autorizada a ser vendida em farmácias no Brasil desde 2021, a melatonina deve ser tomada com orientação médica. Nem suplemente nem remédio, ela é um hormônio produzido pelo nosso corpo. O que acontece é que, em algumas vezes, é necessário a suplementação — o que, frisamos novamente, deve ser feito com tratamento prescrito por profissionais.

Função básica do hormônio da Melatonina é regular os ritmos do nosso corpo — Foto: TV Globo

Outro erro quando o assunto é melatonina é classificá-la como hormônio do sono. A melatonina é o hormônio que prepara o nosso corpo para dormir. Essa produção é sempre noturna. Por isso, ela pode ser considerada um hormônio da escuridão.

O papel da melatonina é sinalizar para os órgãos humanos que a noite chegou e preparar o organismo para adormecer. Ela é a grande responsável por todas as mudanças fisiológicas do nosso corpo para o período diário de repouso – sono, mudanças metabólicas, cardiovasculares, respiratórias, digestoras, endócrinas e imunológicas.

Depois de lançar o novo Minha Casa, Minha Vida, em fevereiro, e o novo Bolsa Família, no início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a volta do Mais Médicos, programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa pretende expandir de 13 mil para 28 mil o número de profissionais em atendimento pelo país. Entenda as regras aqui.

Lula discursa durante o lançamento do programa ‘Mais Médicos’, que visa aumentar a oferta de assistência médica em regiões carentes e isoladas, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 20 de março de 2023 — Foto: Evaristo Sa/AFP

Para Bernardo Mello Franco, colunista do jornal “O Globo”, Lula faz uma aposta arriscada ao investir os primeiros cem dias de governo na reciclagem de antigos programas sociais como estratégia para resgatar os “anos de glória” do segundo mandato, encerrado com 87% de aprovação.

Um morador diferente foi flagrado dando, digamos, um passeio pelas ruas de Seul, capital da Coreia do Sul. Sero, uma zebra que vive no zoológico da cidade, escapou do local e ficou vagando por três horas em um bairro residencial até ser capturada.

O vídeo mostra que o animal desabou no chão antes de ser enrolado em uma rede e carregado em um caminhão. O zoológico está investigando como o animal conseguiu escapar. Não houve relatos de ferimentos ou danos materiais causados pela zebra solta.

Zebra escapa de zoológico e é recapturada em beco na Coreia do Sul

Zebra escapa de zoológico e é recapturada em beco na Coreia do Sul

A influenciadora e youtuber Karen Bachini publicou um vídeo em seu canal no YouTube afirmando ser intersexo. Karen disse que fez exames e se entendeu como pessoa pseudo-hermafrodita feminina. Ou seja, ela contou que possui os genitais e órgãos internos referentes ao sexo feminino, mas não produz hormônios.

A influenciadora contou que, quando tinha 18 anos, procurou ajuda médica porque tinha o ovário muito pequeno e não tinha glândula mamária. À época, ela disse ter recebido o diagnóstico de menopausa precoce. Leia mais aqui.

Influenciadora Karen Bachini revela ser intersexo

Influenciadora Karen Bachini revela ser intersexo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. A decisão se deu em meio a turbulências no sistema bancário global e a críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros.

Em nota emitida após reunião, o Comitê afirmou que, embora a reoneração dos combustíveis tenha reduzido a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo, ainda permanecem alguns fatores de risco para o cenário inflacionário. São eles:

  • a maior persistência das pressões inflacionárias globais;
  • a incerteza sobre o arcabouço fiscal e seus impactos sobre as expectativas para a trajetória da dívida pública;
  • e uma desancoragem maior, ou mais duradoura, das expectativas de inflação para prazos mais longos.

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-idoso-anda-na-corda-bamba-a-15-metros-de-altura-em-salao-de-luxo-nos-eua

G1 Mundo

VÍDEO: idoso anda na corda bamba a 15 metros de altura em salão de luxo nos EUA

Em 1974, Philippe Petit atravessou uma corda bamba entre as duas torres gêmeas do World Trade Center, a 466 metros do chão. Nesta semana, aos 73 anos, ele voltou a fazer uma travessia em corda bamba, mas dessa vez a uma altura de 15 metros. Francês de 73 anos atravessa corda suspensa em salão nos EUA Há quase 50 anos, o francês Philippe Petit atravessou uma corda bamba que ligava […]

today25 de março de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%