G1 Mundo

Você viu? Explosão de casos de dengue; Carlos Bolsonaro na mira da PF; o voo de Amelia Earhart; e o chip cerebral implantado em cérebro humano

today4 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Explosão de casos de dengue no Brasil

Como saber se você está com dengue e se é grave



Como saber se você está com dengue e se é grave

🦟🦟🦟 Considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos (que podem causar as diferentes formas da doença):

  • DENV-1;
  • DENV-2;
  • DENV-3;
  • e DENV-4 .

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, mas as pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou mesmo um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois destes sintomas:

  • dor de cabeça intensa
  • dor atrás dos olhos
  • dores musculares e articulares
  • náusea e vômito
  • manchas vermelhas no corpo

💉 A boa notícia é que já há uma vacina, que por enquanto não está disponível para todos. Nesse início de campanha, a imunização terá como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades que correspondem 10% do total de municípios do país, como mostrou levantamento do g1.

Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.

Enquanto isso… A vacina do Instituto Butantan contra a dengue está próxima de alcançar um marco importante em seu desenvolvimento: há a expectativa de que os dados que atestam sua eficácia sejam enviados para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste ano. Nesse caso, a aplicação das primeiras doses ocorreriaa em 2025. Leia mais aqui.

Carlos Bolsonaro na mira da PF

PF faz buscas em casas e endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro

PF faz buscas em casas e endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro

A suspeita é que assessores de Carlos, que também foram alvo da operação, pediam informações diretamente a Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e hoje deputado federal pelo PL. Ramagem é próximo da família Bolsonaro.

A defesa do vereador divulgou nota afirmando que ele “não possui qualquer ligação com a Abin e tampouco solicitava e/ou recebia de pessoas vinculadas à agência qualquer tipo de informação e dados de terceiras pessoas”.

Implante de chip cerebral 🧠

Empresa de Elon Musk implanta chip em cérebro humano pela primeira vez

Empresa de Elon Musk implanta chip em cérebro humano pela primeira vez

A empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, anunciou que realizou o seu primeiro implante de chip em um cérebro humano. O objetivo, segundo a empresa, é fazer com que, no futuro, pessoas com limitações motoras possam controlar dispositivos eletrônicos (como computadores e celulares) apenas com o pensamento.

👀 Como isso é possível? De acordo com a empresa, o chip, chamado de Telepathy (“Telepatia”), processa ondas cerebrais que são decodificadas por um aplicativo da Neuralink que, por sua vez, conseguiria comandar aparelhos eletrônicos a partir dos desejos dos pacientes.

A Neuralink não divulgou em qual parte do cérebro do paciente o Telepathy foi implantado. Especialistas consultados pelo g1 sugerem que ele pode ter sido inserido no cerebelo (a parte responsável pela coordenação motora).

A identidade do paciente também não foi divulgada, mas, de acordo com Musk, a pessoa está se recuperando bem. Leia mais aqui.

O mistério do último voo de Amelia Earhart ✈️

Amelia Earhart: relembre a história da aviadora no quadro Mulheres Fantásticas

Amelia Earhart: relembre a história da aviadora no quadro Mulheres Fantásticas

O status de primeira mulher a pilotar um avião e atravessar o Oceano Atlântico não foi o suficiente para a americana Amelia Mary Earhart. Ela queria mais. Com menos de 40 anos de idade, em 1937, Amelia embarcou em seu avião na tentativa de dar a volta ao mundo. O plano não deu certo, e o avião desapareceu. Um mistério até hoje não (totalmente) esclarecido.

Quase 90 anos depois, entretanto, Tony Romeo, um ex-oficial da Aeronáutica dos EUA e atual diretor-executivo da empresa Deep Sea Vision, afirma que encontrou o avião.

VÍDEO: veja imagens da expedição que diz ter encontrado avião da Amelia Earhart

VÍDEO: veja imagens da expedição que diz ter encontrado avião da Amelia Earhart

Nem gorda, nem magra: o que significa o termo 'midsize'

Nem gorda, nem magra: o que significa o termo ‘midsize’

“Corpo médio”. Essa é a tradução para o conceito de midsize, que se refere a mulheres que não se consideram nem gordas nem magras — ou pelo menos não se veem encaixadas no que é delimitado socialmente como gorda ou magra.

O termo já era usado no mundo da moda, mas se popularizou em 2016, quando a comediante norte-americana Amy Schumer declarou que não se sentia representada nem por tamanhos considerados convencionais nem pelo “plus size”. Na época, a atriz foi chamada por uma revista de “mulher plus size inspiradora”, mas rebateu o comentário dizendo que se via como “midsize”.

Agora, a categoria tem ganhado força em movimentos de autoaceitação e body positivity — ou positividade corporal — que promovem uma visão positiva de todos os corpos, independentemente do tamanho, forma, raça, sexo e capacidades físicas. Entenda aqui.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

japones-revela-no-leito-de-morte-que-e-um-dos-fugitivos-mais-procurados-do-pais-por-ataques-terroristas-nos-anos-1970

G1 Mundo

Japonês revela no leito de morte que é um dos fugitivos mais procurados do país por ataques terroristas nos anos 1970

As autoridades foram a um hospital perto de Tóquio na semana passada para interrogar o homem de 70 anos. Ele informou que tinha câncer terminal e que desejava morrer usando seu nome verdadeiro, Satoshi Kirishima, em vez de seu pseudônimo. Segundo a polícia, ele também revelou detalhes desconhecidos sobre os ataques. Embora não fosse um dos membros mais importantes do grupo radical chamado Frente Armada Anti-Japão da Ásia Oriental, ele […]

today4 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%