G1 Mundo

Você viu? Hacker na CPI, apagão nacional, eleições primárias na Argentina e como a quinta virou a nova sexta

today19 de agosto de 2023 17

Fundo
share close

“Bolsonaro estender o tapete vermelho para alguém com a ficha policial do Delgatti já é grave em si”. É o que avalia Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN, em entrevista ao podcast O Assunto para falar sobre o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto à CPI dos Atos Golpistas. Ouça a íntegra do episódio abaixo:

Preso desde o dia 2 de agosto por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Delgatti ficou conhecido nacionalmente em 2019, quando vazou mensagens de autoridades envolvidas na operação Lava Jato. O episódio, investigado na operação Spoofing, ficou conhecido como “Vaza Jato”.

Ele foi convocado para comparecer à CPI após uma operação da Polícia Federal que também mirou a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). Os agentes da PF apuram a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, do CNJ.



Walter Delgatti afirma que equipe de Bolsonaro propôs forjar a invasão de uma urna eletrônica um mês antes da eleição

Walter Delgatti afirma que equipe de Bolsonaro propôs forjar a invasão de uma urna eletrônica um mês antes da eleição

Apagão nacional: sistema de transmissão de energia e diferenças em relação à crise de 2001

Apagão nacional: sistema de transmissão de energia e diferenças em relação à crise de 2001

Em entrevista, o ministro Alexandre Silveira, do MME, afirmou que o apagão foi causado por uma sobrecarga no Ceará. Ele também citou “outro evento” em local ainda não identificado pelas autoridades.

Eleições primárias na Argentina

Javier Milei é um economista argentino formado pela Universidade de Belgrano, tem 52 anos, é natural de Buenos Aires e se declara “anarcocapitalista”. Candidato à Presidência de extrema direita, Milei venceu as eleições primárias da Argentina. A votação final ocorre em 22 de outubro.

Quem é Javier Milei: candidato da extrema direita que lidera primárias na Argentina

Quem é Javier Milei: candidato da extrema direita que lidera primárias na Argentina

Milei, da chapa “A Liberdade Avança”, se apresentava como um personagem que vinha de fora para combater as más práticas da política. Suas promessas incluem adotar o dólar como moeda e fechar o Banco Central.

A segunda chapa mais votada foi a do partido “Juntos pela Mudança”, também de oposição. Em outubro, ela será representada por Patricia Bullrich. A chapa governista, União Pela Pátria, ficou em terceiro, tendo Sergio Massa, ministro da Economia, como o mais votado da legenda.

As sextas não são mais as mesmas. Quem trabalha nos principais polos empresariais de São Paulo se acostumou a um novo padrão: a nova morada do “fervo” é a quinta-feira.

Do trânsito nas ruas pela manhã até os bares lotados à noite, é notável como o comportamento de ir ao escritório mudou desde o retorno ao trabalho presencial, após as flexibilizações de protocolos da pandemia de Covid.

Fachada do bar e restaurante Charme do Brooklin na noite de uma quinta-feira de happy hour — Foto: Fábio Tito/g1

Os números já comprovam a tese: a plataforma de gestão de escritórios Deskbee identificou um aumento total de quase 50% nas reservas de estações de trabalho no primeiro semestre de 2023 contra o mesmo período de 2022, de uma base de mais de 350 mil usuários. Leia mais na reportagem.

De onde vem a tangerina? 🍊

Mexerica, ponkan, bergamota, carioquinha, mimosa… tangerina. Esta fruta é, ao mesmo tempo, um sucesso de público e faz parte de uma família no mínimo “confusa”. Ela é “mãe” da laranja e também cruzou com ela para dar origem a outras espécies do grupo.

É o caso da murcote, que é um tangor, nome que indica os frutos do “casamento” da tangerina com a laranja (“tangerine” e “orange” em inglês).

De onde vem a tangerina

De onde vem a tangerina

“A murcote foi originada na Flórida e introduzida em São Paulo na década de 1970. Veio para complementar, porque a época de produção dela é tardia, (começa a dar frutos) logo depois da ponkan”, explica Orlando Sampaio Passos, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Veja reportagem em vídeo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-radio-como-instrumento-de-propaganda-na-alemanha-nazista

G1 Mundo

O rádio como instrumento de propaganda na Alemanha nazista

Os nazistas reconheceram desde cedo o enorme potencial que o rádio tinha para influenciar a população. E eles logo começaram a agir para que as ondas do rádio – e a propaganda do novo regime – chegassem aos quase 70 milhões de alemães. Poucas semanas depois de Hitler chegar ao poder, o ministro da propaganda, Joseph Goebbels, forçou gigantes da tecnologia alemã como a Telefunken, Loewe e Blaupunkt a colocar […]

today19 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%