A vitória das escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio, e Mocidade Alegre, em SP. A tragédia da chuva no Litoral Norte de São Paulo. A chacina que tirou a vida de sete pessoas em um bar em Sinop (MT). Um ano da invasão da Rússia à Ucrânia. E a misteriosa esfera gigante que apareceu em uma praia do Japão.
Imperatriz e Mocidade campeãs
Montagem mostra carros alegóricos da Imperatriz Leopoldinense e da Mocidade Alegre — Foto: Ricardo Moraes/Reuters; Fábio Tito/g1
Uma fábula sobre Lampião e a história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro: foram esses enredos que, respectivamente, deram vitória às escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio, e Mocidade Alegre, em São Paulo. Para a Imperatriz, significou o fim de um hiato de 22 anos sem ser campeã, um ano depois de voltar à elite do carnaval carioca. Para a Mocidade, foi a chance de se tornar a segunda escola mais vitoriosa, atrás apenas da Vai-Vai. Neste sábado, elas voltam a cruzar a Sapucaí e o Anhembi para os desfiles das campeãs.
Tragédia no Litoral Norte de SP
FOTOS mostram destruição após temporal devastador na Barra do Sahy — Foto: Rauston Naves/TV Vanguarda
Edgar Ricardo de Oliveira se entrega à polícia após matar 7 — Foto: Reprodução
Uma aposta em um bar durante jogo de sinuca no valor de R$ 4 mil motivou uma chacina que tirou a vida de sete pessoas em Sinop, no interior de Mato Grosso. As imagens da câmera de segurança mostram dois homens com uma espingarda 12mm e uma pistola 38 disparando contra as vítimas perto de uma parede do bar. Entre os mortos, seis homens com idade entre 35 e 48 anos, e uma adolescente de 12 anos, filha de um sobrevivente.
Os dois atiradores, Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, tinham passagem pela pela polícia. Ezequias acabou morto em confronto com policiais. Edgar, que tinha autorização para porte de arma de CAC (Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador) e passagem na polícia por violência doméstica, se entregou e, até a publicação desta reportagem, seguia preso.
Um ano de guerra na Ucrânia
Mulher carrega seu gato enquanto passa por prédios destruídos por bombardeios russos, em meio à invasão russa em Borodyanka, na região de Kyiv, Ucrânia, em abril de 2022 — Foto: Zohra Bensemra/Reuters
A invasão da Ucrânia pelos russos completou um ano nesta sexta-feira (24) com milhares de mortes e a fuga de quase 18 milhões de ucranianos do país – parte deles já retornou. Cidades inteiras foram reduzidas a escombros, e o conflito alimentou temores de uma nova guerra mundial envolvendo armas nucleares da Rússia e dos Estados Unidos.
O g1 preparou uma linha do tempo que mostra as diferentes fases do conflito, dos primeiros bombardeios e a contraofensiva de Kiev até a atual fase de ataques à infraestrutura de energia e a resposta que a Ucrânia pode estar prestes a dar (entenda). Rússia e EUA sinalizaram recentemente que a guerra ainda deve ir longe. E o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o fim do acordo nuclear com os americanos, sob o alerta da Otan de que a decisão torna o mundo mais perigoso.
Esfera misteriosa no Japão
Bola de ferro em praia do Japão — Foto: Reuters
Apesar das especulações, o material, que foi apelidado de “ovo de Godzilla”, não parece ser ofensivo. O oceanógrafo Mark Inall, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas, disse tratar-se de um tipo de boia para manter instrumentos flutuando no oceano. De acordo com ele, muitas delas surgem com frequência na costa da Escócia. Uma autoridade local disse à imprensa estar “aliviado” porque “o trabalho acabou”. A esfera deverá ser armazenada “por um certo período de tempo” e depois será “descartada”.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)