G1 Mundo

Você viu? Joias de luxo apreendidas, ataques de tubarão em Pernambuco, novas regras contra o ‘golpe da fruta’ e diferentes tipo de limão

today11 de março de 2023 14

Fundo
share close

Joias de luxo apreendidas

Uma caixa de couro, revestida de veludo, guarda um colar de ouro branco com dezenas de pingentes, todos cravejados em diamantes. Um par de brincos, um anel e um relógio de pulso, todos feitos em ouro e pedras preciosas, compõem o conjunto. Dentro da caixa está gravado o nome de uma joalheria suíça, uma das mais luxuosas do mundo: Chopard.

GIF – joias de luxo que a família Bolsonaro ganhou do governo da Arábia Saudita — Foto: Arte/g1



O Jornal Nacional teve acesso, com exclusividade, ao depósito do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde estão as joias que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer ilegalmente ao Brasil após viagem à Arábia Saudita em 2021. Assista aqui.

Também nesta semana, a jornalista Andréia Sadi revelou em seu blog que Bento Albuquerque, então ministro das Minas e Energia de Bolsonaro, tentou liberar as joias, sem sucesso. A auditores, ele disse que as joias eram para Michelle Bolsonaro (veja vídeo aqui). Em uma rede social, a ex-primeira-dama disse que não tinha conhecimento sobre as joias. A assessoria de Bento Albuquerque afirmou que o ex-ministro tomou as medidas cabíveis em relação aos presentes.

Entenda porque ataques de tubarão são mais comuns em praias de Pernambuco

Entenda porque ataques de tubarão são mais comuns em praias de Pernambuco

De acordo com a pesquisadora Mariana Azevedo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma série de fatores faz com que os ataques sejam mais frequentes na região:

🌊 topografia do litoral pernambucano, com canal profundo perto da costa e antes dos recifes de coral, o que facilita a passagem dos tubarões quando a maré sobe;

🦈 escassez de comida, devido à degradação ambiental, nos canais para onde os tubarões são atraídos;

💩 construção de complexos portuários e o esgoto na região.

Parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, desabou na praça de alimentação, o que fez a prefeitura interditar todo o estabelecimento por tempo indeterminado. Segundo o Corpo de Bombeiros, sobre a laje funciona um estacionamento, razão pela qual quatro carros também foram engolidos pela cratera. Ninguém ficou ferido. Prefeito de Osasco, Rogério Lins disse que toda a documentação do shopping está em dia.

Um vídeo registrado por um celular mostra o momento da queda. O teto começa a soltar um pó branco e água, e um homem, que parece ser um segurança, leva uma lixeira amarela para baixo de onde o teto está cedendo. De repente, acontece o desmoronamento. Assista aqui. 

O shopping é o mesmo onde, em 1996, um vazamento nos dutos de gás provocou uma explosão que deixou 42 mortos. Em 2015, parte do forro de uma loja do shopping caiu durante uma forte chuva. 

Um ano depois… 🔪 Nada de abordar clientes com facas de metal, nem chegar muito perto de quem transita pelos corredores do Mercadão de São Paulo. Essas são algumas medidas determinadas pela concessionária responsável pela administração do local para tentar evitar a intimidação de clientes e coibir o chamado “golpe da fruta”, que consiste em coagir clientes para comprar itens por valores muito acima da média.

Comerciantes alegam que golpes são praticados por uma minoria e dizem que estão sendo tratados como criminosos. Em fevereiro de 2022, o g1 esteve no local, visitou quatro barracas e, presenciou a prática. No total, equipe de reportagem gastou quase R$ 100 por uma única unidade de fruta-do-conde, cinco morangos e 18 tâmaras. Saiba detalhes sobre as novas regras adotadas.

'Golpe da fruta': Veja as novas regras aos comerciantes do Mercado Municipal de São Paulo

‘Golpe da fruta’: Veja as novas regras aos comerciantes do Mercado Municipal de São Paulo

De onde vem o que eu como… Limão 🍋

O limão-galego também é lima e é um dos “pais” do taiti. O outro “pai” é o limão siciliano, aquele amarelo, com gominhos nas duas pontas, e que é ainda mais ácido e azedo — esse, sim, é um limão “raiz”.

De onde vem o que eu como: limão

De onde vem o que eu como: limão

“Dentro do conceito clássico de espécies, o Citrus limon é o limão verdadeiro, que é o siciliano”, explica Eduardo Sanches Stuchi, agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para explicar essa história e mostrar como as frutas chegam até a sua mesa, o g1 foi até Santa Adélia (SP), na região que mais produz limão-taiti no Brasil. Veja episódio da série “De onde vem o que eu como” aqui.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-sao-as-testemunhas-de-jeova,-alvo-de-ataque-na-alemanha

G1 Mundo

Quem são as Testemunhas de Jeová, alvo de ataque na Alemanha

Os integrantes das Testemunhas de Jeová se consideram os verdadeiros cristãos e adoram o "Deus todo poderoso e eterno". Apesar de ser concebido como invisível, cuja existência independe do ser humano, Jeová tem interesse pessoal em cada indivíduo. Os fiéis dessa comunidade religiosa consideram, ainda, Jesus Cristo como a primeira e única criatura criada exclusivamente por Deus. Para os testemunhas, existe apenas uma verdade, que estaria na Bíblia, a guardiã […]

today11 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%