G1 Mundo

Você viu no g1? CPI dos atos golpistas, crise na Hurb, ‘live shopping’ e prêmio Camões

today29 de abril de 2023 15

Fundo
share close

A CPI dos atos golpistas. O prefeito que se casou com uma adolescente e depois nomeou a sogra secretária de Cultura. A crise na Hurb. As estratégias do ‘live shopping’. E o prêmio Camões a Chico Buarque.

Governo manobra para ganhar mais uma vaga na CPI dos Atos Golpistas



Governo manobra para ganhar mais uma vaga na CPI dos Atos Golpistas

A CPI dos atos golpistas foi oficialmente criada na última quarta. Antes de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fazer a leitura do ato oficial instituindo a criação da CPI, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, anunciou que a Rede, partido dele, mudaria de bloco partidário.

A mudança alterou a divisão de vagas na CPI no Senado e, com a manobra política, o governo Lula ganhou um posto, e a oposição perdeu um. Entenda aqui.

O colegiado do Congresso, proposto por parlamentares de oposição, será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração de até seis meses.

📚 Para ficar por dentro do assunto:

Casamento com adolescente

O Brasil tem, em média, oito casamentos por dia envolvendo menores de idade. As uniões são registradas em cartórios e estabelecidas dentro da lei. Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2023 e foram informados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos única e exclusivamente a partir da chamada “idade núbil”, ou seja, quando adolescentes completam 16 anos. Para a formalização, entretanto, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor, de acordo com o Código Civil.

Uniões envolvendo menores de idade voltaram a ser pauta nesta semana depois que o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos no início de abril. Eles realizaram a cerimônia quatro dias após a jovem completar a idade legal mínima para o matrimônio.

Hissam está no segundo mandato como prefeito — Foto: Reprodução/Prefeitura de Araucária

Ele também chegou a nomear a sogra, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo do município, dois dias antes do casamento. Apesar disso, decidiu exonerar Marilene depois que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu uma investigação por suspeita de nepotismo.

Mais uma semana conturbada para a agência de viagens online Hurb, antigo Hotel Urbano. A empresa enfrenta uma crise sem precedentes, e tudo começou quando hotéis e pousadas suspenderam reservas feitas pela plataforma após atrasos ou falta de pagamentos.

As redes sociais foram inundadas de reclamações de clientes que não conseguiram atendimento, tiveram seus pacotes cancelados ou estavam aflitas com a possibilidade em terem problemas com suas viagens nos próximos meses.

João Ricardo Mendes, fundador da Hurb — Foto: Divulgação/Hurb

João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb (imagem acima), se viu obrigado a renunciar ao cargo no início da semana. O anúncio foi feito após a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes. Assista aqui.

Ontem, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu um procedimento administrativo contra a Hurb e deu 48 horas para a empresa comprovar condições financeiras para honrar as vendas de pacotes de viagens para clientes.

👎 O Hurb é classificado como “ruim” pelo site Reclame Aqui. A empresa recebeu 29 mil reclamações nos últimos seis meses e é avaliada com nota 5,8.

O g1 conversou com alguns donos de estabelecimentos e clientes prejudicados pelos atrasos nos pagamentos. 🗣️ Leia aqui os relatos.

Live shopping: o que é e por que faz tanto sucesso

Live shopping: o que é e por que faz tanto sucesso

A influenciadora Virgínia Fonseca promoveu um “live shopping” para vender produtos da sua marca de cosméticos no último dia 16. Com esse evento, ela disse ter faturado mais de R$ 22 milhões em apenas 13 horas.

Na tradução, “live shopping” significa “compras ao vivo”. Uma reportagem do g1 explica o que é o método que está cada vez mais sendo adotado por empreendedores. Na prática, nada mais é do que fazer transmissões ao vivo nas redes sociais e, por ali, alavancar as vendas de produtos.

🛍️ Leia aqui 6 pontos que um empreendedor precisa saber antes de apostar no “live shopping”.

Compositor e escritor Chico Buarque recebe Prêmio Camões em Portugal — Foto: REUTERS/Rodrigo Antunes

Com quatro anos de atraso, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu o prêmio Camões, o mais importante da literatura portuguesa.

A demora se deu diante da recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro em assinar a documentação necessária para que o artista recebesse o diploma.

A cerimônia aconteceu na última segunda e contou com as presenças de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal.

“Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula”, afirmou o artista. Assista ao vídeo.

O prêmio Camões é uma parceria entre os governos de Portugal e do Brasil, criado em 1988. Entre os brasileiros que já foram laureados, estão Raduan Nassar (2016), Ferreira Gullar (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).

O escritor homenageado recebe 100 mil euros (R$ 555 mil), sendo metade desse valor subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e a outra metade é paga pelo governo português. Saiba mais aqui.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

paraguai-vai-as-urnas-no-domingo-em-eleicoes-dominadas-por-corrupcao-e-taiwan

G1 Mundo

Paraguai vai às urnas no domingo em eleições dominadas por corrupção e Taiwan

Veja abaixo quem são os principais candidatos: Santiago Pena, de 44 anos, economista do Partido Colorado;Efraín Alegre, de 60 anos, advogado do Concertación Nacional. Além da escolha do presidente, os paraguaios também vão votar para eleger deputados e governadores. Paraguai tem eleições presidenciais no domingo A nação agrícola de pouco menos de 7 milhões de pessoas irá às urnas para decidir uma disputa que deve ser acirrada entre Peña e […]

today29 de abril de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%