G1 Mundo

Votação na Argentina é com encarte de papel, e eleitor precisa levar tesoura para cortar; entenda

today23 de outubro de 2023 9

Fundo
share close

🗳️ Na mesa de votação, havia cinco cédulas, cada uma encabeçada por um diferente candidato a presidente.

📜 As cédulas eram encartes de papel dobráveis. Nessa espécie de folheto, havia a indicação do presidenciável e dos concorrentes aos outros cargos em disputa e que compunham uma mesma aliança.

📋 Os argentinos foram às urnas para eleger, além do presidente, deputados, senadores e governadores (no caso das províncias de Buenos Aires e Entre Rios) e prefeito (no caso da cidade de Buenos Aires).



☑️ O eleitor que que quisesse votar em todos os nomes de uma única aliança deveria apenas dobrar a cédula escolhida, colocar num envelope e inserir na urna.

✂️ Mas o que acontecia se o eleitor não quisesse votar em todos os candidatos de uma mesma aliança? Era preciso recortar o(s) nome(s) escolhido(s) de pilhas diferentes, depois juntar tudo num envelope e, finalmente, inserir na urna.

🧑‍🏫 O colunista da GloboNews Ariel Palacios explicou: “Tem que levar uma tesoura, cortar de uma forma muito bem-cortada, senão podem anular seu voto. [Em seguida] Vai na outra pilha, pega [a outra cédula], corta na linha pontilhada… Isso se chama corte de boleta (a cédula eleitoral)”.

🚨 Palacios também analisou: “Evidentemente, ao longo da história argentina, as pessoas não têm paciência para fazer isso [recordar cédulas]. Elas pegam aquele [único] papel e botam na urna. Mas, desta vez, a coisa está sendo diferente. Os analistas dizem que há uma tendência a um aumento de corte de boleta. E isso complica mais o esquema político do próximo governo”.

Eleição foi para o 2º turno

Eleições na Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputarão 2º turno

Eleições na Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputarão 2º turno

Na principal disputa deste domingo, Sergio Massa, o candidato da coligação governista e atual ministro da Economia da Argentina, terminou na frente no primeiro turno. Ele não era o favorito, e o resultado foi considerado surpreendente.

Massa vai concorrer no 2º turno, marcado para 19 de novembro, com Javier Milei, candidato populista que se define como libertário e que, em agosto, havia vencido a votação das primárias.

A apuração dos votos deste domingo chegou a 98,51%. O resultado da votação dos dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno foi:

  • Sergio Massa, com 9,6 milhões de votos, ou 36,68% do total
  • Javier Milei, com 7,8 milhões de votos, ou 29,98% do total

Até a última atualização desta reportagem, a apuração de votos ainda havia terminado. Acompanhe na cobertura ao vivo a contagem dos votos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeito-de-guaruja-vistoria-nova-estacao-de-captacao-de-agua-da-sabesp

Prefeitura de Guarujá

Prefeito de Guarujá vistoria nova estação de captação de água da Sabesp

Sistema de abastecimento de Guarujá será reforçado pelo Rio Trindade, capaz de fornecer até 100 litros de água por segundo Atendendo a um pedido da Prefeitura de Guarujá, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) colocou em funcionamento uma nova estação de captação de água no Rio Trindade para reforçar o abastecimento da população de Guarujá e Vicente de Carvalho. O empreendimento fica no bairro Monte […]

today23 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%