G1 Mundo

Yunupingu, líder indígena australiano ‘tesouro nacional’, morre aos 74 anos

today3 de abril de 2023 10

Fundo
share close

Yunupingu, um dos líderes indígenas mais influentes da Austrália, morreu aos 74 anos, disse sua família na segunda-feira (3), meses antes de um referendo sobre o reconhecimento da comunidade pela primeira vez na constituição do país. As informações são da agência de notícias Reuters.

Yunupingu era mais conhecido como um ativista dos direitos à terra, que esteve envolvido no reconhecimento de documentos tradicionais de propriedade pela primeira vez pelo parlamento da Austrália.

O primeiro-ministro Anthony Albanese chamou Yunupingu de “tesouro nacional” que trabalhou para unir os líderes da Austrália com sua comunidade indígena.



“Yunupingu andou em dois mundos com autoridade, poder e graça, e trabalhou para torná-los inteiros – juntos”, disse ele em um comunicado.

Yunupingu em 2019, na Austrália — Foto: Peter Eve/Yothu Yindi Foundation/Handout via Reuters

“O que ele pôde ver não foi a reinvenção da Austrália, mas a realização de uma ainda maior.”

A comunidade indígena da Austrália, conhecida como povos aborígines e ilhéus de Torres Straight, habita o continente há dezenas de milhares de anos, mas enfrenta perseguição e discriminação desde a colonização pelos britânicos em 1788.

Nascido em 1948 nos remotos Territórios do Norte da Austrália, Yunupingu também trabalhou com sucessivos primeiros-ministros para redigir leis sobre direitos indígenas.

“Nosso pai foi impulsionado por uma visão para o futuro desta nação, o lugar de seu povo na nação e o lugar de direito para os aborígines em todos os lugares”, disse sua filha, Binmila Yunupingu, em um comunicado.

Na semana passada, o governo australiano deu o primeiro passo formal para realizar um referendo para reconhecer os povos indígenas na constituição e criar uma “Voz ao Parlamento” indígena para aconselhar os legisladores sobre questões que afetam suas vidas.

Albanese apostou sua reputação em um referendo sobre o assunto a ser realizado entre outubro e dezembro, com a expectativa de que a votação seja disputada de perto.

O líder da oposição, Peter Dutton, cujo partido Liberal ainda não esclareceu sua posição sobre o referendo, chamou Yunupingu de “um de nossos maiores australianos”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-bloco-de-granito-em-cemiterio-da-suica-que-escondia-monumento-nazista

G1 Mundo

O bloco de granito em cemitério da Suíça que escondia monumento nazista

Mas o monumento de pedra de 13 toneladas que supera as lápides próximas está causando polêmica e constrangimento agora. Isso porque a pesquisa de uma jornalista local revelou ligações do bloco com a Alemanha nazista e com as estranhas relações de uma Suíça supostamente neutra com os vizinhos durante a Segunda Guerra Mundial. O cemitério de Chur fica no centro da cidade. Muitas pessoas, como a jornalista de rádio Stefanie […]

today3 de abril de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%