G1 Mundo

Zelensky promete ‘retaliações’ após ataque russo que danificou catedral de Odessa, na Ucrânia

today23 de julho de 2023 12

share close

Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia também ‘condenou veementemente’ os ataques contra ‘vários museus e prédios históricos’ no centro de Odessa.


Visão externa da Catedral da Transfiguração (Odessa, Ucrânia) danificada durante um ataque de míssil russo – 23 de julho de 2023. — Foto: REUTERS/Nina Liashonok



O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prometeu “retaliações” a um novo ataque russo, em que “19 mísseis” foram disparados em Odessa, matando duas pessoas e destruindo uma catedral histórica, segundo informações da RFI.

Por sua vez, Vladimir Putin, que se reúne neste domingo (23) com o presidente bielorrusso, afirmou que a contraofensiva ucraniana lançada no início de junho “falhou”.

Regularmente alvo de ataques russos, Odessa, no Mar Negro, foi classificada no início deste ano pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A cidade voltou a sofrer bombardeios durante a madrugada, que mataram dois civis e feriram outras 22 pessoas, incluindo pelo menos quatro crianças, segundo as autoridades ucranianas.

“Mísseis contra cidades pacíficas, contra prédios de apartamentos, uma catedral (…)”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “Definitivamente haverá retaliações”, prometeu.

“É um crime de guerra que jamais será esquecido ou perdoado”, denunciou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, referindo-se ao prédio protegido pela Unesco.

A organização “condenou veementemente” na sexta-feira os ataques russos contra “vários museus” e prédios históricos no centro de Odessa. Kiev acusa Moscou de atacar especificamente a infraestrutura portuária para impedir qualquer possível retomada das exportações de grãos ucranianos.

O Exército russo garante que visa apenas locais militares. No domingo, a instituição afirmou ter bombardeado locais onde “estavam em preparação atos terroristas contra a Rússia usando drones navais”.

Imagens de drone mostram danos em catedral após bombardeio

Imagens de drone mostram danos em catedral após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

Imagens de drone mostram danos em catedral após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

Vídeo mostra incêndio dentro de igreja após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

Vídeo mostra incêndio dentro de igreja após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

O que acontece no dia da eleição na Espanha?

É dia de votação e milhões de espanhóis enfrentam uma escolha entre duas visões muito diferentes de seu país. Urnas de eleição na Espanha — Foto: Reprodução GloboNews As urnas na Espanha foram abertas às 09h, hora local, embora pelo menos 2,5 milhões dos mais de 37 milhões de pessoas registradas para votar tenham optado por fazê-lo pelo correio - um número sem precedentes explicado talvez pelo momento desta eleição antecipada. Fecharão às 20h, hora local, exceto nas Ilhas Canárias, […]

today23 de julho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%