Documentos necessários para o seu pedido de benefício por incapacidade
Alguns documentos e informações são fundamentais na hora de garantir o benefício
Elisângela Coelho – 29/11/2023 09h52
O INSS geralmente requer uma série de documentos ao se solicitar benefícios de incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Cada tipo de benefício pode ter requisitos específicos, mas alguns documentos e informações são comuns e fundamentais para todos.
Na sequência, você encontrará uma lista dos principais documentos necessários e a importância de cada um deles:
– Documentos de identificação (RG e CPF);
– Carteira de Trabalho (CTPS)
– Comprovante de endereço;
– Histórico de contribuições ao INSS: por meio do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
– Documentação médica completa como: relatórios, exames, receitas, prontuários hospitalares, atestados, e qualquer outro registro médico relevante;
– Requerimento do benefício no INSS;
– Termo de responsabilidade;
– Exame médico-pericial.
A importância desses documentos reside no fato de que o INSS utiliza essas informações para tomar decisões sobre a concessão de benefícios.
Sendo assim, os documentos de identificação e histórico de contribuições verificam a elegibilidade e o vínculo do segurado com o INSS. Já a documentação médica comprova a existência e a gravidade da incapacidade, sendo o aspecto mais crítico para benefícios de incapacidade.
Erros ou falta de documentação adequada podem levar a atrasos ou negações nos benefícios. Por isso, é muito importante que todos os documentos sejam precisos, completos e entregues de acordo com as instruções do INSS.
Se você encontrar dificuldades ou tiver dúvidas sobre quais documentos são necessários para seu caso específico, é aconselhável buscar orientação de uma advogada especializada em direito previdenciário. Defenda o que é seu hoje mesmo!
Em caso de dúvida, busque a ajuda de um advogado especialista no assunto.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Vítima contou à polícia que havia parado no semáforo, no bairro Embaré, em Santos (SP), quando foi abordada. Ele foi preso horas depois. Homem é preso após assaltar delegada em viatura descaracterizada no litoral de SP Um homem, de 48 anos, foi preso horas após roubar o carro de uma delegada, de 47, no bairro Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo. Ela se deslocava ao trabalho em uma […]
Publicar comentários (0)