Profissional da saúde, trouxemos um passo a passo para ajudar você pagar o INSS de forma simples e rápida, confira agora!
Inscrição no INSS
Se você já tem o número do PIS (Programa de Integração Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador), pode usá-lo para pagar o INSS.
Caso não tenha esses números, faça sua inscrição no INSS. Isso pode ser feito pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Durante o cadastro, será gerado o número do NIT.
Preenchimento da Guia da Previdência Social (GPS)
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento utilizado para realizar o pagamento das contribuições.
Você pode preencher a GPS de forma manual, comprando o formulário em papelarias, ou de forma online pelo site da Receita Federal.
Escolha da alíquota de contribuição
– 11% do salário-mínimo: esta opção garante benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e salário-maternidade, todos com base em um salário-mínimo.
– 20% da remuneração recebida: esta opção oferece todos os benefícios do INSS, incluindo a aposentadoria por tempo de contribuição, e os benefícios serão calculados com base na média dos salários sobre os quais você contribui.
Preenchimento da GPS
– Forma manual: se você optar pelo preenchimento manual, compre a GPS em uma papelaria e preencha os campos necessários, como nome, número do PIS/NIT, competência (mês e ano a que se refere o pagamento), código de pagamento (consulte o site da Receita Federal para o código correto), valor da contribuição e valor de acréscimos (se houver).
– Forma online: se você preferir a forma online, acesse o site da Receita Federal, preencha os dados solicitados e gere a GPS. Imprima o documento para efetuar o pagamento.
Pagamento da GPS
Você deve realizar o pagamento da GPS até o dia 15 do mês seguinte ao da competência. Por exemplo, o pagamento referente ao mês de março deve ser feito até o dia 15 de abril.
O pagamento pode ser efetuado em bancos conveniados, casas lotéricas ou pela internet, por meio do internet banking.
Benefícios do INSS para o profissional da saúde autônomo
Se você, como profissional da saúde autônomo, pagar 11% do salário-mínimo atual, terá direito a quase todos os benefícios da Previdência Social, incluindo:
– Auxílio-doença;
– Aposentadoria por idade;
– Aposentadoria por invalidez;
– Pensão por morte;
– Salário-maternidade.
Esses benefícios serão pagos com base em um salário-mínimo.
Agora, se você optar por pagar 20% da remuneração que recebe, terá direito a todos os benefícios do INSS, incluindo a aposentadoria por tempo de contribuição, que é mais vantajosa.
Além disso, os seus benefícios serão calculados com base na média dos salários sobre os quais você contribui mensalmente.
Como profissional da saúde autônomo, você pode receber os benefícios do INSS, mas é necessário realizar os pagamentos à Previdência Social por conta própria.
Em geral, os benefícios para o autônomo são de um salário-mínimo;, no entanto, pagar um valor complementar pode garantir um benefício mais vantajoso. Por isso, é recomendado que você consulte uma advogada especialista em INSS. Ela pode orientá-lo sobre a melhor forma de contribuir para obter um benefício melhor no futuro.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Órgão recebe roupas, cobertores e colchões. Fundo Social de Cubatão tem oito postos coletores para a Campanha do Agasalho 2024 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (SP) divulgou os postos de coleta para a Campanha do Agasalho 2024. Ao todo, são oito pontos arrecadação em diferentes locais da cidade. O órgão recebe roupas, cobertores e colchões. As doações devem ser colocadas em caixas de […]
Publicar comentários (0)