A paratleta Malú Mendes, que é assistida pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae), gerido pela Prefeitura de Guarujá por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), sagrou-se vice campeã
Os atletas de surfe adaptado de Guarujá, Mike Richard e Alcino Neto (Pirata) foram campeões da 1ª etapa do Campeonato Mundial de Parasurfe, válido pelo recém criado Circuito Mundial Profissional de Parasurfe ou Surfe Adaptado. Malú Mendes foi vice campeã. O evento, realizado pela ONG Access Surf ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, na praia de Waikiki, em Honolulu.
Paraíso das ondas perfeitas e longas, Honolulu reuniu mais de 100 representantes de vários países. Representando o Brasil, além de atletas de outros estados, os guarujaenses reeditaram o feito nos campeonatos da Associação de Surf Internacional (ISA), e mandaram ver nas manobras, subindo ao pódio da competição.
Foi o primeiro campeonato mundial profissional da modalidade. Até então, os campeonatos eram organizados pela ISA, que rege o surf mundial, o representa nas olimpíadas e está trabalhando para que o Parasurfe seja inserido nas Paralímpiadas de Los Angeles em 2028.
Mike Richard
Bi campeão mundial da ISA, Mike Richard conquistou o seu primeiro título profissional ao disputar na categoria stand 1 contra oito atletas. Na bateria final, como a maré estava cheia e as ondas muito baixas, Mike trocou sua pranchinha pelo longboard, mandou bem e, na soma de notas, garantiu o titulo com 15.17, contra 12.9 pontos do Francês Benoit Moreau.
Pirata
Com três títulos mundiais na carreira, Alcino Pirata entrou no mar como um dos principais favoritos ao pódio principal da categoria stand 3. Nas baterias finais, o tricampeão enfrentou dois americanos e um costa riquenho, e somou a maior nota, 14,93 contra 13,54 do americano Colin Cook.
Malú Mendes
Já a surfista Malú Mendes, paratleta que defende o Brasil e leva o nome da Prefeitura de Guarujá, por meio do Promifae, sagrou-se vice campeã da categoria bellow the knee standing. Ela somou 9,54 pontos na bateria final, contra 10,4 da campeã, a costa riquenha Jimena Ruiz Rojas.
A próxima etapa do Circuito será realizada entre os dias 7 e 11 de setembro, no píer do oceanside, na Califórnia. Ela definirá os campeões mundiais de cada categoria.
Publicar comentários (0)