G1 Santos

Baleia jubarte de 6,5 metros aparece morta e é enterrada em praia no litoral de SP; VÍDEO

today10 de agosto de 2022 23

Fundo
share close

Animal marinho com aproximadamente 6.5 metros foi encontrado em avançado estado de decomposição e sem a calda.



Vídeo mostra retirada para enterro de uma baleia jubarte encalhada morta em Ilha Comprida

Vídeo mostra retirada para enterro de uma baleia jubarte encalhada morta em Ilha Comprida

Uma baleia, da espécie jubarte, com cerca de 6,5 metros apareceu morta em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1, nesta quarta-feira (10), mostra a retirada da baleia da areia. O Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC) explicou a reportagem que, por conta do estado de decomposição, o animal marinho foi enterrado no local.

De acordo com o IPEC, a baleia encalhou entre os balneários Tropical e Ubatuba em Ilha Comprida no último domingo. Os técnicos não puderam retirar a baleia da praia, pois ela já estava em avançado estado de decomposição, inclusive, sem a calda. Nesses casos, segundo o IPEC, não é possível realizar a necropsia para ter mais informações sobre o animal e a causa da morte.

Diante da situação do animal marinho, a prefeitura ficou responsável por fazer o enterro, que aconteceu na praia, pois não havia como destinar a baleia para outro local. “Ela é enterrada geralmente em faixa de areia que o mar não desenterre com muita facilidade. Eles [os agentes da prefeitura] tentam enterrar mais perto da restinga”, esclareceu o IPEC.

Baleia jubarte encontrada morta é removida da beira do mar para ser enterrada — Foto: Reprodução/Ilha Comprida News II

Ainda segundo o Instituto, é comum baleias aparecerem no local nesta época do ano, pois neste período elas estão de passagem pelo litoral. O membro da ONG SOS Pinguim de Ilha Comprida, Renato Azevedo, que estava no momento do resgate do animal, afirmou que em 2021 oito baleias apareceram mortas na região.

O animal foi registrado pelo Instituto de Pesquisas Cananéia, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que realiza o monitoramento diário das praias da Ilha do Cardoso, Ilha Comprida e Juréia, em Iguape.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-conversas,-chefes-de-faccao-criminosa-presos-disseram-que-plano-de-fuga-estava-‘95%-pronto’

G1 Santos

Em conversas, chefes de facção criminosa presos disseram que plano de fuga estava ‘95% pronto’

A ação, realizada em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cumpriu 10 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, no DF, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Um dos alvos, Devanir de Lima Moreira, é considerado foragido. A esposa de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi alvo de busca e apreensão, em São Paulo (SP) (veja mais abaixo). LEIA TAMBÉM: Segundo a […]

today10 de agosto de 2022 29

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%