Na clínica psicológica, é comum observarmos o quanto algumas pessoas se utilizam de chantagens emocionais para conseguir determinadas vantagens, quer sejam materiais ou emocionais. Pelo que tenho constatado, no universo político não é diferente; e quem tem sido vítima disso é o presidente Jair Bolsonaro.
Não preciso citar nomes para que os leitores possam identificar os agentes da “extorsão emocional” da qual Bolsonaro tem sido alvo, pois eles gostam de holofotes e vivem levantando especulações contra o governo. Portanto, são figuras públicas já bem conhecidas.
Uma indicação não realizada, um ministério, candidatura não apoiada ou mesmo a falta de uma citação favorável, publicamente, são motivos suficientes para alguns indivíduos – que se comportam como crianças mimadas – passarem a fazer extorsão emocional, no sentido de utilizar o discurso como tentativa de intimidar e constranger o presidente da República.
Alguns, por exemplo, já chegaram a divulgar prints de conversa privada para nada menos que a Rede Globo, tudo para tentar atingir o presidente. Traçando um paralelo, é como um cônjuge abusivo que não aceita o fim da relação, ameaçando divulgar fotos íntimas do casal para se vingar do pé na b*** que tomou, devido à própria incompetência.
Outros dão entrevistas a canais opositores ao governo, enquanto alguns fazem lives prometendo soltar “revelações”; no fundo, tão banais que até capítulo de novela mexicana possui mais emoção e utilidade.
No final das contas, a extorsão emocional da qual Bolsonaro é vítima não afeta em nada o presidente, e nem poderia! Em vez disso, essas atitudes só revelam quem é quem neste cenário político onde imaturos não têm vez.
Não é de quem busca holofotes que o Brasil real precisa, mas de quem está disposto(a) a dar sangue, suor e lágrimas pelo que acredita em função do povo, justamente o que o nosso presidente tem feito, literalmente.
Marisa Lobo possui graduação em Psicologia, é pós-graduada em Filosofia de Direitos Humanos e em Saúde Mental e tem habilitação para Magistério Superior.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Marco Feliciano - 26/04/2022 12h27 Elon Musk Foto: EFE/EPA/ALEXANDER BECHER Quando parece que o globalismo tomou conta do mundo e o politicamente correto dominou todos os meios de comunicação, um empresário de sucesso mundial, Elon Musk, fundador da Tesla – fabricante de veículos elétricos – comprou uma das mais importantes plataformas de comunicação, o Twitter. A transação foi realizada por 44 bilhões de dólares (cerca de R$ 214 bilhões), quantia […]
Publicar comentários (0)