Se a sua aposentadoria está próxima e você deseja garantir um benefício mensal mais robusto, este artigo é essencial! Aqui estão sete dicas práticas para aumentar o valor do seu benefício. Confira agora!
1. Identifique todos os tipos de trabalho realizados ao longo da sua vida
Geralmente, todos os períodos de trabalho e contribuição estão registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). No entanto, alguns podem não estar. Isso não significa que não contam! Períodos como trabalho rural, menor aprendiz, contribuições como segurado facultativo, serviço militar, educação técnica, serviço público, entre outros, podem aumentar sua aposentadoria se reconhecidos pelo INSS ou pela Justiça. Então, é preciso identificar todos os tipos de trabalho que você realizou ao longo de sua vida profissional.
2. Reconheça seus vínculos de trabalho informais
Reconhecer vínculos informais é fundamental. Isso pode ser feito solicitando ao INSS ou buscando reconhecimento na Justiça do Trabalho. Faça ambos ao mesmo tempo para agilizar. Apresente evidências como comprovantes de pagamento, conversas, registros de ponto e outros documentos relacionados ao vínculo de trabalho informal.
3. Averbe períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho
Além do informal, há casos de vínculo empregatício não reconhecidos corretamente. Se você vencer uma ação na Justiça do Trabalho, registre o período no INSS para aumentar o tempo de contribuição. Apresente documentação comprovando o vínculo reconhecido pela Justiça.
4. Fique atento se você realiza trabalho concomitante
O trabalho em dois ou mais lugares não duplica o tempo de contribuição, mas pode resultar em uma contribuição mensal mais alta. Desde 2019, o salário de benefício é calculado com base na soma dos salários de contribuição das atividades exercidas na data do requerimento. Esteja atento se você realiza trabalho concomitante.
5. Converta períodos de atividade insalubre ou perigosa
Se teve experiência em atividades especiais, é possível converter o tempo para contribuição “comum”. Isso pode levar a uma aposentadoria antecipada e a aumento no benefício. A conversão só é válida para atividades especiais antes de novembro de 2019.
6. Descarte contribuições que possam diminuir o valor do seu benefício
A Reforma de 2019 permite descartar contribuições que diminuam o benefício, sem perder o direito à aposentadoria. Compreenda o cálculo das aposentadorias após a reforma para aplicar essa estratégia.
7. Faça um planejamento previdenciário
Não deixe essas dicas passarem despercebidas! Um planejamento previdenciário com um advogado especializado pode analisar seu histórico contributivo, cenários de aposentadoria, calcular benefícios e tratar de pontos específicos, proporcionando confiança e evitando dores de cabeça no futuro.
Compartilhe essas dicas valiosas com amigos e familiares. Este guia pode ser muito importante para otimizar sua aposentadoria. Esperamos, na verdade, que seja útil. Se ainda tem dúvidas, sugerimos a leitura de outros textos; clique aqui.
Até a próxima!
Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Pleno News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Segundo o Guinness, hoje, o homem mais velho do mundo vivo é um britânico de 111 anos, que conquistou o título neste mês, após o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, de 114 anos, morrer – ele tinha recebido a patente em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias.
Publicar comentários (0)