Estou muito seguro de que Deus ama judeus e árabes, e todas as nações. Todavia, com certeza devemos defender o direito de Israel existir e nos opor ao terrorismo jihadista. O mundo muçulmano e as demais nações devem reconhecer Israel para que haja paz. Mas, por que devemos apoiar Israel?
Os judeus massacrados no genocídio do holocausto na Europa há duas gerações não possuem lugar seguro no mundo onde podem se refugiar. A questão é de dívida moral depois dos 6 milhões de judeus assassinados (um terço do povo).
Os judeus estão, em sua maioria, dispostos a negociar com árabes para uma solução pacífica no Oriente Médio, como temos visto.
A terra de Israel possui os lugares mais importantes da fé monoteísta. Sob o Estado de Israel, esses lugares têm sido respeitados e abertos a todos, sem discriminação.
Israel é uma democracia, com liberdade para judeus, árabes muçulmanos, minorias cristãs (árabes, gregos, armênios, etc), caucasianos, drusos e africanos refugiados. Uma situação rara na região.
Israel é uma flor de cultura na região do Oriente Médio. Educação, ciência, progresso e desenvolvimento são palavras de ordem. São 12 vencedores de prêmio Nobel em 75 anos de existência.
Os valores de Israel são os meus valores: respeito, lei, diversidade, liberdade, tolerância, democracia. Eu me identifico com esses valores.
Há um abismo entre Israel e os seus vizinhos em termos de liberdades individuais, respeito à mulher e direitos humanos. Isso deve ser considerado. Nenhum autoritarismo pode ser apoiado. O terrorismo jihadista deve ser repudiado pela comunidade internacional.
Há um ódio irracional, sem sentido, incompreensível contra Israel e os judeus de modo geral. Não faz sentido. Eles são seres humanos, como os americanos, os alemães, os brasileiros, os árabes. Merecem respeito, sobrevivência e têm direito à defesa.
Luiz Sayão é professor em seminários no Brasil e nos Estados Unidos, escritor, linguista e mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (USP).
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
A Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), no litoral de São Paulo, está com inscrições abertas para o 'Curso Avançado para Garçons'. O programa conta com 40 vagas e busca aprimorar habilidades de profissionais em estabelecimentos gastronômicos. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter o Ensino Fundamental completo. Com duração de 36 horas, o intensivo será dividido em cinco categorias, sendo elas: Curso de Vinhos, Inglês Receptivo, […]
Publicar comentários (0)