Destaques

Junta Militar exige lista de membros e proíbe exibição de cruzes

today8 de novembro de 2024 5

Fundo
share close

A Junta Militar de Mianmar, que assumiu o poder em fevereiro de 2021, continua sua campanha de repressão ao cristianismo, impondo severas restrições às igrejas e pastores. Sob um regime budista-nacionalista, os militares têm fechado igrejas, prendido líderes religiosos e monitorado ativamente as atividades dos cristãos.

Recentemente, na capital do estado de Rakhine, Sittwe, as autoridades impuseram novas regras que proíbem a exibição de cruzes nas igrejas e exigem autorização prévia da polícia para a realização de cultos. Os templos também devem enviar relatórios detalhados com os horários dos cultos e uma lista de participantes.

Um cristão local, em entrevista ao International Christian Concern, relatou que a polícia ordenou a remoção de uma cruz instalada em sua igreja. “Nós nos recusamos a retirá-la e pedimos que fizessem isso por conta própria. Agora, mesmo com licença para operar, precisamos reportar todas as nossas atividades às autoridades”, afirmou.

A liberdade religiosa em Mianmar tem sido severamente impactada desde o golpe militar. Em junho, cinco pastores foram detidos no estado de Kyauktaw, aumentando o temor entre as comunidades cristãs sobre sua capacidade de adorar livremente.

Mianmar ocupa o 17º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2024 da Missão Portas Abertas, sendo o país com o maior número de igrejas fechadas no último ano. Em janeiro, um ataque aéreo destruiu uma igreja no vilarejo de Kanan, em Sagaing, matando 17 pessoas, incluindo nove crianças.



As restrições e ataques refletem um ambiente cada vez mais hostil para os cristãos, que enfrentam não apenas perseguição religiosa, mas também os desafios de uma guerra civil que se intensifica.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Destaques.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ibge-aponta-mais-igrejas-do-que-escolas-e-hospitais-nas-favelas

Brasil

IBGE aponta mais igrejas do que escolas e hospitais nas favelas

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (08) pelo IBGE, revelam que o número de igrejas e templos religiosos em favelas do Brasil supera amplamente a soma de instituições de ensino e saúde. Ao todo, há 50.934 igrejas ou templos nessas áreas, em contraste com 7.896 instituições de ensino e apenas 2.792 estabelecimentos de saúde. Em termos proporcionais, para cada hospital ou posto de saúde, existem 18,2 templos religiosos; […]

today8 de novembro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%