G1 Santos

Justiça suspende emenda que reduz número de vereadores em Praia Grande, SP

today22 de julho de 2024 3

Fundo
share close

Apesar disso, o Diretório Estadual do Partido Liberal (PL) propôs uma ação direta de inconstitucionalidade, que foi acatada pelo relator Vico Mañas na sexta-feira (19). O juiz levou em consideração os mesmos pontos levados à Comarca de Praia Grande anteriormente:

  • A cidade tem 349.935 moradores, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Constituição Federal obriga que municípios de 300 mil a 450 mil habitantes tenham 23 vereadores. Mesmo assim, em 18 de junho de 2024, a Câmara colocou em pauta uma proposta em que pedia para não aumentar para 23, ou seja, permanecendo com 21.

    Este projeto foi reprovado e, na terça-feira (25), um outro igual, mas que solicitava a diminuição para 19, foi discutido. A Constituição Federal e o próprio regime interno da cidade proíbem que um determinado assunto seja discutido na mesma sessão legislativa, ou seja, no período de um ano. Isto faria com que os vereadores tentassem aprovação de matérias já discutidas e rejeitadas inúmeras vezes;
  • O artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal, diz que a votação deve ocorrer em dois turnos com um intervalo de, no mínimo, dez dias. Os dois turnos do projeto para reduzir de 21 para 19 o número de vereadores foram votados na terça-feira (25), um seguido do outro.

De acordo com a sentença, o presidente da Câmara de Praia Grande, Marco Antônio de Sousa, terá 30 dias para se manifestar sobre a decisão. Em seguida, haverá um prazo de 15 dias para a manifestação do procurador-geral do Estado Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. Depois, a Procuradoria-Geral de Justiça terá que expressar um parecer. Segundo o relator, a emenda fica suspensa até o julgamento definitivo.



Com isso, o número de vereadores para a próxima legislatura, de 2025 a 2028, deverá ser 23. Ao g1, o advogado Thyago Garcia informou que, antes da emenda, a Lei Orgânica seguia a Constituição Federal, que traz o número máximo e mínimo de vereadores pelo número de habitantes de cada cidade.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município foi aprovado em duas votações no dia 25 de junho – mesma data que foi promulgado. Conforme divulgado pela Casa, a proposta apontava a economia de R$ 16 milhões nos cofres públicos por mandato, ou seja, no período de quatro anos.

O g1 entrou em contato com a Câmara de Praia Grande, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-santista-tem-mais-de-300-vagas-de-emprego-disponiveis;-confira-as-funcoes

G1 Santos

Baixada Santista tem mais de 300 vagas de emprego disponíveis; confira as funções

Oito municípios da região contam com oportunidades. Atendimento nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) pode ser agendado pelo site AgendaSP. Emprego, Paraná, carteira de trabalho, trabalhador, Caged — Foto: Reprodução/RPC Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Baixada Santista oferecem 303 vagas de emprego nesta segunda-feira (22). Os interessados devem comparecer à unidade mais próxima ou agendar o atendimento pelo AgendaSP (confira as vagas abaixo). As unidades também […]

today22 de julho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%