G1 Mundo

Líder dissidente das Farc Iván Márquez está morto

today7 de julho de 2023 7

Fundo
share close

Iván Márquez, o conhecido líder de uma facção das Farc, que voltou às armas após um acordo de paz com o governo da Colômbia, morreu na Venezuela, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à Reuters na quinta-feira (7).

Ele fazia parte da facção Segunda Marquetalia das Farc, que comandava uma das regiões a noroeste de Medelín, na Colômbia.

Embora a maioria dos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenham se desmobilizado sob o acordo de 2016, que encerrou o papel das Farc no conflito de quase 60 anos do país, dois grandes grupos o rejeitam e, segundo as forças de segurança, continuaram a participar de tráfico de drogas e mineração ilegal.



“A informação fornecida pelo grupo é que ele morreu em um hospital em Caracas, onde recebeu atendimento médico por ferimentos graves sofridos em um ataque na Venezuela no final de junho de 2022”, disse uma fonte próxima à Segunda Marquetalia.

O ataque contra Márquez, cujo nome verdadeiro era Luciano Marín Arango, pode ter sido liderado por Iván Mordisco, líder de um grupo dissidente rival das Farc, segundo fontes de segurança.

O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, disse a jornalistas que ainda não havia informações oficiais sobre a morte de Márquez.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente às perguntas enviadas pela Reuters.

Márquez foi um dos negociadores do acordo, mas o abandonou apenas dois anos depois, em 2018, após seu sobrinho ter sido preso e enviado para os Estados Unidos.

Mais tarde, Márquez emergiu como o líder da chamada Segunda Marquetalia, um grupo ex-Farc que voltou a pegar em armas com cerca de 1.670 membros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-plano-de-incendiar-wimbledon-em-protesto-pelo-voto-feminino

G1 Mundo

O plano de incendiar Wimbledon em protesto pelo voto feminino

Ela carrega na bolsa cinco latas de óleo de parafina, um pacote de acendedores de fogo, um pacote de raspas de madeira e duas caixas de fósforos. Então ela escolhe um lugar, coloca a bolsa sobre a grama e prepara os ingredientes para destruir um dos espaços esportivos mais famosos do Reino Unido. Este foi apenas um dos incidentes em um ano de protestos nos principais eventos esportivos — a […]

today7 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%