G1 Santos

Menina luta contra doença genética rara e só consegue remédio após ser entubada e com mobilização na web

today14 de julho de 2024 5

Fundo
share close

Milena Ferreira de Oliveira, de 11 anos, diagnosticada com fibrose cística, uma doença genética rara que pode afetar os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, está internada em estado grave. Somente após uma mobilização nas redes sociais e a entubação da menina é que ela acesso ao remédio Trikafta, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023, e pode salvar a vida dela.

Roselene Simone Ferreira, de 47, que mora em Cubatão (SP) com a filha Milena, contou ao g1 que a menina foi diagnosticada assim que nasceu. A fibrose cística foi constatada no teste do pezinho e comprovada no teste genético e de suor.

“Eu não tinha noção do que era, nunca nem tinha ouvido falar em fibrose cística. Eu fui tendo noção conforme o tratamento”, explicou Roselene. Desde que nasceu, a menina controlava a doença com medicamentos, suplementos e fisioterapias, fornecidos pelo SUS.



De acordo com o relatório médico de Milena obtido pelo g1 , o Trikafta é o medicamento mais adequado para impedir a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. O remédio está, inclusive, no protocolo clínico da fibrose cística.

Apesar de ter sido incorporado aos SUS em 2023, Roselene disse que outros pacientes conseguiam o medicamento através de ações judiciais. A família, no entanto, não tinha recursos para pagar um advogado e fazer um exame para descobrir se a Milena poderia receber o remédio.

Mãe luta para salvar a vida da filha, de 11 anos, diagnosticada com fibrose cística — Foto: Arquivo pessoal

Milena está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em estado grave. Isto porque a mãe nunca conseguiu tratamento adequado para doença em Cubatão.

Ainda segundo o relatório da unidade de saúde, a fibrose cística tem períodos em que os sintomas pioram. Entre eles estão problemas respiratórios, tosse intensa, queda na oxigenação sanguínea e perda de peso.

Por este motivo, entre 2019 e 2023, Milena foi hospitalizada cinco vezes. De acordo com o relatório médico, a medida foi tomada “com o objetivo de retardar a progressão fatal da doença”. Mas, o estado de saúde da menina piorou em 2024. Ela foi internada cinco vezes entre os meses de maio e julho.

A menina precisou ser entubada no dia 8 de julho. “Eu ouvi [dos médicos]: ‘Mãe, você quer continuar conversando e ela vir a óbito na sua frente ou você quer tentar entubá-la, mesmo sabendo que ela pode não voltar mais?’ Foi aí que eu entrei no desespero”, contou a mãe.

A esperança da melhora de Milena é o Trikafta. Como não estava conseguindo pelo SUS, Roselene contou que foi até as redes sociais pedir ajuda. Ainda em 8 de julho, a menina recebeu uma doação do medicamento de um homem, que não teve a identidade revelada à família, após ser entubada.

No dia seguinte, em 9 de julho, a mãe conseguiu o remédio pelo SUS e está confiante na recuperação da filha.

“Chegou nessa gravidade para distribuir a medicação para ela, chegou ao extremo. Tive que correr para as redes sociais para salvar a vida da minha filha. Eu fiquei muito triste, agora eu estou confiante […]. A expectativa é muito grande de ela continuar a vida e ter uma chance novamente”.

Em nota, a Santa Casa da Misericórdia de São Paulo informou que a paciente está recebendo a medicação durante toda a semana, além dos cuidados intensivos e suporte de uma equipe multidisciplinar.

O g1 entrou em contato com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Cubatão, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O que é? A doença é genética crônica, rara, de tratamento difícil e que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Ela afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos, aderindo a tubos, dutos e passagens.

Como é diagnosticada? A fibrose cística é descoberta através do teste do pezinho, hoje realizado no bebê na primeira semana de vida, inclusive pelo SUS.

Quais são os sintomas? Os sintomas se confundem com asma e pneumonia, logo os médicos devem ter atenção redobrada no diagnóstico.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘senti-a-bala-rasgando-a-pele’,-diz-trump-sobre-atentado-em-comicio

G1 Mundo

‘Senti a bala rasgando a pele’, diz Trump sobre atentado em comício

Tiros foram disparados enquanto o candidato presidencial republicano discursava para seus eleitores. O ex-presidente foi atingido na orelha. Donald Trump aparece com ferimento na orelha após supostos tiros em comício do ex-presidente americano, na Pensilvânia — Foto: AP Photo/Gene J. Puskar "Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a […]

today13 de julho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%