Agentes de controle e combate às endemias vão percorrer algumas vias dos bairros Morrinhos 1, 2 e 3 entre esta terça (27) e quinta-feira (29)
Depois do Jardim Conceiçãozinha, os bairros de Morrinhos 1, 2 e 3 vão receber o serviço de nebulização veicular nesta semana. De terça (27) a quinta-feira (29), o trabalho de combate à dengue ocorrerá nas Avenidas Marco Antônio Oggiano, Presbítero Benedito Lemos de Souza, Eva Pereira dos Santos e Antenor Augusto Pimentel. A ação começa sempre a partir das 18 horas.
Popularmente conhecido como fumacê, o serviço é uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O objetivo é reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. O cronograma começou em 6 de fevereiro e também já passou por vias dos bairros Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança. A programação encerra dia 7 de março, em ruas do Jardim Las Palmas e Astúrias.
Serão contempladas cerca de 500 quadras dos nove bairros do cronograma. A definição dos bairros se deve à incidência de casos de dengue nestas localidades. Em cada bairro, a aplicação será desenvolvida por três dias consecutivos, em quatro semanas. A equipe da Prefeitura utiliza inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. A nebulização veicular não tem efeito residual, mas espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos.
Serviços complementares
Além da nebulização, a Secretaria de Saúde faz, às segundas-feiras, a pré-captura de mosquitos nos bairros da programação. O intuito é avaliar a intensidade de mosquitos em cada local. Já às sextas-feiras, o trabalho é de pós-captura, para verificar a eficácia do inseticida. A iniciativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura seguindo todos os protocolos técnicos.
Publicar comentários (0)