O Hezbollah (Partido de Alá) surgiu durante a Guerra Civil do Líbano, que ocorreu de 1975 a 1990, em resposta a ocupação de tropas israelitas nos anos 80 para expulsar militantes palestinos do sul do Líbano.
No período da guerra, a população libanesa estava dividida e isso abriu caminho para agentes iranianos juntarem diversas milícias xiitas em uma única organização chamada Hezbollah sob a liderança de Abbas al-Musawi.
O Hezbollah também é um partido político e é muçulmano xiita. É considerado um Estado dentro de outro Estado e age na segurança, organização política e serviços sociais no Líbano.
Em 1983, o grupo apareceu para o mundo por causa de um ataque suicida contra a embaixada dos Estados Unidos e ao quartel de fuzileiros navais, em Beirute. Um jovem chocou o seu caminhão lotado de explosivos contra a sede dos militares, matando 258 pessoas.
Em seu primeiro manifesto, lançado em 1985, o Hezbollah prometeu lealdade ao líder iraniano, Khomeini, pediu um governo islâmico no Líbano, a destruição de Israel e a expulsão dos Estados Unidos, França e Israel do território libanês.
O grupo não atua apenas no Líbano, mas também no Irã, seu principal patrocinador, além de atuação na Europa, África e América Latina.
Na política, o Hezbollah se tornou um partido no início do ano de 1990, graças a um acordo intermediado pela Síria e Arábia Saudita. Apesar de ter um certo sucesso em algumas eleições, o Hezbollah luta para definir a si, pois, ao mesmo tempo em que disputa eleições no Líbano, ele atuou em diversas guerras do Oriente Médio.
A atuação do Hezbollah não se limita apenas a questões religiosas e políticas. Ele também está envolvido com o tráfico de drogas internacional e tem ligações com as facções brasileiras e o cartel de drogas do México. Até a Venezuela é alvo de suspeitas nesse esquema por ser um dos caminhos mais curtos entre a América do Sul e o norte da África.
Pedro Augusto é formado em Jornalismo, já escreveu para outros sites conservadores, possui redes sociais sobre história, é viciado em livros e em breve estará cursando Teologia.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Pleno News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Suspensão acontece um dia após o retorno das aulas em outra escola, que tinha sido fechada pelo mesmo motivo. Casos aconteceram em Itanhaém (SP). Aulas foram suspensas na escola municipal Lions Clube, em Itanhaém (SP) — Foto: Reprodução Uma escola e uma creche do ensino municipal de Itanhaém, no litoral de São Paulo, suspenderam as aulas após um surto de covid-19 entre alunos e funcionários. A medida foi tomada um […]
Publicar comentários (0)