Destaques

Pesquisa aponta que pequenos grupos aumentam frequência de membros nos cultos

today18 de setembro de 2024 3

Fundo
share close

Um estudo recente da Lifeway Research realizado entre maio e junho de 2024 nos Estados Unidos revelou que pequenos grupos desempenham um papel significativo no aumento da frequência dos membros aos cultos das igrejas. A pesquisa entrevistou 1.021 líderes de grupos de estudo bíblico, mostrando que, embora as denominações usem diferentes nomes para esses grupos, o foco no discipulado permanece central.

Os grupos de estudo bíblico são conhecidos por diferentes nomes, como:

  • “Escola Dominical” (56%)
  • “Estudos bíblicos” (72%)
  • “Pequenos grupos” (39%)
  • Outros nomes, como “comunhão bíblica”, “grupo de vida” e “grupos de conexão”.

Ken Braddy, diretor da Escola Dominical e parcerias de rede da Lifeway, destacou que o importante não é o nome, mas o que esses grupos realizam em termos de aprender e obedecer à Palavra de Deus, formar relacionamentos e se engajar em serviços.

Quanto ao propósito dos grupos, as respostas variaram:

  • 46% dos líderes citaram o estudo da Bíblia.
  • 16% mencionaram capacitar membros.
  • Outros líderes mencionaram adoração (14%), comunhão (12%), serviço ministerial (7%) e evangelismo (5%).

O estudo também revelou que as igrejas têm, em média, sete grupos de estudo bíblico para adultos, com 69 participantes semanais. Cerca de 2 em cada 5 membros participam tanto dos grupos quanto dos cultos, e aqueles que estão envolvidos em grupos tendem a frequentar mais as reuniões de adoração.



Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research, observou que a participação em pequenos grupos está diretamente ligada ao aumento da frequência aos cultos ao longo do tempo, reforçando o impacto positivo no crescimento da igreja.

A pesquisa ainda indicou que 93% dos grupos se reúnem semanalmente e que os líderes priorizam o estudo bíblico, os relacionamentos e o discipulado intencional. Além disso, pequenos grupos são organizados de diferentes formas, como por estudo temático (45%), faixa etária (31%) e estágio de vida (29%).

Especialistas, como Ken Braddy, aconselham que grupos menores favorecem o discipulado, facilitam o recrutamento de novos líderes e promovem relacionamentos mais profundos entre os participantes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Destaques.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

saidinha:-um-tapa-na-cara-do-cidadao-de-bem

G1 Santos

Saidinha: Um tapa na cara do cidadão de bem

HomeOpiniãoSargento FahurSaidinha: Um tapa na cara do cidadão de bem O Brasil hoje é o paraíso dos golpistas, traficantes, assaltantes, assassinos e isso por causa da impunidade Sargento Fahur - 18/09/2024 14h18 Saída temporária Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil Nesta terça-feira, dia 17, em São Paulo, 39.500 presos foram beneficiados com a saidinha, número esse muito maior em todo o Brasil. O secretário de segurança pública de São Paulo classifica essas […]

today18 de setembro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%