Encontros acontecem mensalmente, com o intuito de compartilhar informações e gerar apoio entre pacientes
A cozinheira Vânia de Jesus passou por uma grande mudança em sua vida, recentemente. Após um diagnóstico de pressão alta, a cirurgia bariátrica foi recomendada por seu médico. Vânia encontrou suporte e acesso à informações sobre o procedimento e o pós-operatório em reuniões mensais realizadas pela Prefeitura de Guarujá, na Unidade da Saúde da Família (Usafa) da Vila Edna.
“Fez muita diferença, porque se você não estiver com a cabeça boa, o processo não dá certo”, informou Vânia. Ela também contou que continua indo aos encontros para retribuir o auxílio que recebeu, ajudando outras pessoas que passarão pela mesma cirurgia.
Hoje, sua saúde está ótima. Por isso, Vânia incentivou seu ex-marido a participar da ação. Agora, Rogério Santos do Nascimento também frequenta as reuniões. “Depois que você começa a acompanhar o grupo, sua alimentação melhora muito. Perdi cerca de 10 quilos.”, contou. Rogério ainda não realizou a cirurgia, mas garante que o apoio dos participantes dos encontros é essencial.
A reunião de fevereiro aconteceu no último dia 23, envolvendo cerca de 30 pacientes da rede municipal de saúde. A roda de conversa é composta por integrantes novos, que receberam recentemente a informação que precisarão passar por uma bariátrica e veteranos, que já participaram de outros encontros e até mesmo já realizaram a cirurgia.
No encontro, também estavam presente psicóloga e nutricionista da Usafa. O objetivo é criar uma rede de apoio e informar sobre o processo cirúrgico, prática obrigatória, estabelecida pelo Ministério da Saúde para a realização da bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião foi iniciada com informações básicas. A nutricionista da Usafa, Iara dos Santos Almeida, explicou que, por dois anos, os pacientes recebem acompanhamento. “Mesmo antes da bariátrica, é necessário entender e ajustar rotinas saudáveis para que, no pós-cirúrgico, hábitos prejudiciais à saúde não retornem”, afirmou a profissional.
A psicóloga Bianca Budha, que também auxiliou no encontro, compartilhou a necessidade de acompanhamento. “Muitas vezes, a necessidade de uma bariátrica está relacionada com questões emocionais, que precisam ser tratadas para uma melhora na saúde física e mental”, informou.
As profissionais também reforçaram a importância de aceitação dos corpos e que a bariátrica é uma cirurgia voltada para a saúde e não para atender expectativas estéticas. Durante o encontro também foi informado que a cirurgia é realizada no Hospital Guilherme Álvaro (Santos), seguindo fila de pacientes.
A responsável pela Usafa da Vila Edna, Mariana Alarcon, contou que as reuniões são realizadas devido à alta demanda de pacientes que foram encaminhados após avaliação médica à Usafa. “Os pacientes e seus familiares declaram que a iniciativa ajuda muito para tranquilizar a todos e criar uma rede de apoio”, afirmou.
Sobre a bariátrica
Procedimento cirúrgico utilizado para tratar a obesidade grave. Ou seja, é recomendado em casos em que o sobrepeso passa a afetar a saúde humana. A cirurgia consiste na diminuição do estômago, alterando a forma original do órgão e sua capacidade de receber alimentos. Assim, o paciente passa a ingerir menos durante suas refeições, diminuindo, consequentemente, a absorção de calorias pelo corpo.
Publicar comentários (0)