G1 Mundo

Presidente do Peru pede ao Congresso que antecipe eleições para 2023

today27 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu ao Congresso nesta sexta-feira (27) que aprove a antecipação para dezembro de 2023 das eleições presidenciais, que já haviam sido antecipadas para abril de 2024.

A medida é uma proposta para resolver a crise que o país vive. Há sete semanas, o Peru é palco de manifestações que pedem a renúncia de Boluarte. Como vice-presidente, ela assumiu a presidência do país após a destituição e prisão de Pedro Castillo, em 7 de dezembro, por ter tentado dissolver o Congresso.

Boluarte era a vice na chapa de Castillo. Originalmente, o mandato iria até 2026.



A presidente disse que o governo já havia enviado um projeto para que as eleições fossem antecipadas para abril de 2024. Essa proposta foi aprovada em uma primeira votação, mas ainda precisaria ser votado uma segunda vez. Como os protestos continuam, há bloqueios e violência, disse ela, agora o governo faz uma proposta para antecipar a votação ainda mais.

Manifestação em Ollantaytambo, no Peru, em 19 de janeiro de 2023 — Foto: Alejandra Orosco/Reuters

O pedido de Boluarte para um nova antecipação das eleições ocorre em um momento de marchas e bloqueios de estradas sem trégua que geraram problemas de escassez de combustível, alimentos e suprimentos médicos.

“Se [os partidos] Fuerza Popular e Alianza para el Progreso estão pedindo o que já haviam apresentado [uma antecipação das eleições para 2023], que se retome, nesse sentido, essa proposta que não tem condições e vai nos tirar do atoleiro em que estamos”, disse Boluarte.

Em meio a protestos em Lima e nas regiões do sul andino, pobres e historicamente marginalizadas, o partido fujimorista Fuerza Popular propôs, na quinta-feira (26), antecipar as eleições gerais no Peru de abril de 2024 para uma data deste ano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-bento-xvi-renunciou-por-causa-de-uma-insonia-de-8-anos

G1 Mundo

Papa Bento XVI renunciou por causa de uma insônia de 8 anos

No texto, divulgado pela revista Focus, Joseph Ratzinger explica que o motivo central de sua renúncia à liderança da Igreja Católica em fevereiro de 2013 foi a "insônia que o acompanhava sem interrupção desde a Jornada Mundial da Juventude de Colônia", em agosto de 2005, meses depois de ter sido eleito sucessor de João Paulo II. O médico particular do pontífice receitou remédios na ocasião, que em um primeiro momento […]

today27 de janeiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%